Tudo o que você precisa saber sobre chinchilas

Orelhuda, fofinha e carinhosa. Dócil, comportada, fácil de cuidar e possui baixo custo de manutenção. Estamos falando? Esse roedor é uma uma boa opção para famílias ou para aqueles que sonham em ter um pet, mas não passam muito tempo em casa. Nós separamos curiosidades super interessantes sobre o lindo mundo das chinchilas, de uma olhada.

Origem da chinchila

Ela é originária daqui do nosso continente, surgiu no clima desértico da América do Sul, mais especificamente nas regiões andinas de países como Bolívia, Peru, Chile e Argentina. Lá, as temperaturas baixas também são acompanhadas de um clima muito seco.

A espécie foi levada para criação em cativeiro pela primeira vez por volta de 1920. Atualmente, a maior parte das chinchilas são domesticadas, sendo muito raro encontrar chinchilas selvagens na natureza. Atualmente, as colônias de chinchilas selvagens estão restritas somente aos cumes das montanhas; e, ainda sim, em pouca quantidade.

Características das chinchilas

Além de ser maior do que a maior parte dos roedores domésticos, ela tem um formato redondinho bastante único, tendo um visual inconfundível! Sem contar a pelagem especial e densa, possuindo entre 80 a 100 pelos em cada folículo, considerada uma das mais sedosas do mundo.

  • Tamanho: entre 22 e 30 cm;
  • Peso: entre 450 e 900g;
  • Expectativa de vida: entre 10 a 20 anos.

A coloração pode variar em mais de 30 tonalidades. Os mais comuns, e procurados, são acinzentados, com toques de azul e de marrom. As chinchilas são muito tranquilas e comportadas. Além disso, gostam de interação e precisam de bastante atenção e atividade física.

Outro fato importante sobre a chinchila é que elas têm hábitos noturnos. Portanto, passam uma grande parte do dia dormindo e ficam mais agitadas ao anoitecer. Por isso, são ótimas companhias para quem passa a maior parte do dia fora e chega em casa só ao anoitecer.

Cuidados com a chinchila

Em geral, a chinchila é um bichinho bem fácil de cuidar. Tanto é que, em muitos casos, é possível até mesmo ensinar as crianças a se encarregar da maior parte das tarefas, desde que sejam supervisionadas por um adulto.

Quanto as gaiolas, além de espaçosa, é importante que seja alta e tenha várias prateleiras e andares, já que ela gosta muito de brincar, pular e escalar. A gaiola da chinchila deve ser colocada, preferencialmente, em locais tranquilos, e sempre longe do sol.

Fora itens como substrato, comedouro e bebedouro, coloque na gaiola pontes, balanços, redes e prateleiras. Além de estimularem a atividade física, eles ajudam a desestressar seu pequeno roedor.

Para uma nutrição saúdavel e completa, a melhor opção são as rações peletizadas, especificas para roedores. Feno também pode ser dado para melhorar o habito intestinal e desgastar os dentes. Saiba que a chinchila é um animal herbívoro, portanto, nada de oferecer alimentos com proteína animal.

Esses pets são muito resistentes. Mas, é relativamente comum que apresentem problemas respiratórios, diarreias ou estresse térmico. Para evitar que isso ocorra, mantenha a gaiola sempre longe do sol forte, proporcione atividades físicas e garanta uma alimentação balanceada com o uso da ração adequada. Também é recomendado levar a chinchila ao veterinário ao menos uma vez por ano para um check-up.

Cuidados com a Higiene

Se você tem dúvida se chinchila toma banho, saiba que não é recomendado dar banho com água, pois a pele delas não aceita umidade e o pelo não seca, o que contribui para problemas como surgimento de fungos. O jeito certo de limpar esse animalzinho de estimação é colocá-la em uma banheirinha com pó de banho a seco, e deixar que ela role à vontade! Isso já será o suficiente para limpar e desengordurar a pelagem dela.

Não deixe de brincar e de interagir com o pet. Você pode, inclusive, deixá-lo solto quando estiver por perto. Com certeza, ele ficará muito mais feliz, e você irá se divertir muito mais com a companhia dele!

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Saiba tudo sobre Otite Canina

Com certeza as orelhas de cachorro estão no topo da lista de partes fofas de um pet, seja pelo formato, tamanho ou pela habilidade de

Leia Mais

Leishmaniose, como prevenir.

A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por um parasita, a Leishmania. Ela pode trazer sérios prejuízos ao corpo, tanto dos humanos quanto dos

Leia Mais