Será que meu cachorro tem Bico de Papagaio?

Bico de papagaio em cachorros: como e por que se formam? Conheça as causas e métodos de tratamento para combater o bico de papagaio em cachorros com eficiência.

Caracterizado como uma doença muito comum em cães idosos e obesos, o bico de papagaio pode trazer inúmeros problemas à saúde do seu animal de estimação. Ficou popularmente chamada de “bico de papagaio”, pois forma uma curvatura na coluna dos animais, aparentando um bico curvo de perfil.

O que é o bico de papagaio em cachorros?

É uma doença degenerativa e proliferativa da coluna vertebral. Se caracteriza pela presença de osteófitos (neoformações ósseas) entre as vértebras que resultam na formação de pontes ósseas entre os corpos vertebrais.

A doença costuma atingir vértebras torácicas, lombares e lombo-sacrais dos animais, incluindo humanos. Trata-se de uma condição que merece atenção, pois pode afetar e muito a qualidade de vida dos pets.

Sinais clínicos dos Osteófitos (Bico de papagaio)

Nem sempre é fácil identificar essa alteração, pois os sinais clínicos podem não ser exatamente claros em uma primeira análise. É importante sempre observar o comportamento do seu cão, se está brincando com naturalidade, se senta sempre da mesma maneira e não sente dores ou muda a postura durante as brincadeiras rotineiras.

Além disso, fique atento aos seguintes sintomas:

  • Apatia;
  • Dor ao ter a região da coluna apalpada;
  • Dificuldade para levantar quando está deitado;
  • Dificuldade de locomoção, principalmente ao tentar correr.

Se notar qualquer diferença no comportamento ou na postura do seu pet, procure um veterinário especialista imediatamente.

Como é o diagnóstico de bico de papagaio em cachorro?

diagnóstico dessa doença vertebral em cães pode se utilizar de ferramentas como a ressonância magnética, tomografia computadorizada e Raio-x digital da coluna vertebral, que permite a detecção de luxações, fraturas, anormalidades ósseas e alterações degenerativas, como é o caso do bico de papagaio.

Os exames mais comuns são feitos através do raio-x, ventro-dorsal e outro lateral. Com o objetivo de observar com mais exatidão as condições e a formação das pontes ósseas, assim estimando qual a real condição do pet, o grau de severidade e quais as atitudes mais eficientes para combater o avanço dessa doença.

Como tratar o bico de papagaio em cachorros?

tratamento envolve a utilização de medicamentos (anti-inflamatórios e analgésicos), repouso e aplicação de técnicas complementares de reabilitação veterinária.

A acupuntura veterinária, por exemplo, é um dos métodos mais utilizados, podendo atuar tanto na liberação de endorfina para controle da dor, como no auxílio da reabilitação das funções perdidas após o avanço da doença degenerativa.

Casos mais sérios de dor ou compressão de nervos, a cirurgia é indicada. A administração de analgésicos também será prescrita na busca por maior alívio dos sintomas. É importante ressaltar que a cirurgia apresenta maiores riscos associados, principalmente para cães idosos (principal grupo acometido), pois podem não responder bem à anestesia.

Em qualquer um dos métodos, seja cirúrgico ou conservador, a fisioterapia veterinária cumpre papel fundamental em todas as fases de reabilitação.

Inicialmente pode auxiliar na analgesia com o uso da eletroterapia com TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) e FES (para fortalecimento), além de laserterapia como forma de controle da inflamação.

Quando o cão apresenta visível evolução na diminuição das dores e inflamação, começam os exercícios ativos e assistidos. O objetivo é restabelecer o caminhar natural por meio da estipulação de um programa de reabilitação da coordenação e ganho de massa muscular. Para tal, utiliza-se da cinesioterapia (uso de pranchas, pistas proprioceptivas e caminhadas assistidas) que incentivam a superação de obstáculos e limitações.

Conte sempre com clínicas profissionais para auxiliar seu amigo

A Clínica Veterinária PataAmar investe forte na capacitação e atualização de seus profissionais com os protocolos mais eficientes em reabilitação animal. Além disso, oferecemos toda infraestrutura necessária para que o pet tenha as melhores condições de apresentar resultados realmente expressivos em sua recuperação.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia.

Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade.

Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Planejando uma viagem internacional?

Cada vez mais nossos pets são considerados parte da famílias, pensando nisso, as empresas aéreas estão permitindo que nossos filhos de quatro patas viagem conosco.

Leia Mais

Conhecendo cada Raça: Sphynx

Se você não gosta de cuidar de pelos, pode optar pelo chamado “gato pelado”, o Sphynx. Obviamente, a principal característica dessa raça é a aparente

Leia Mais

Personalidades Pet: John Grogan

“Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimento já são o suficiente. Um cachorro não liga se você

Leia Mais