Iguana. O que devo saber sobre esse Pet?

Se você deseja ter um animal de estimação diferente, a iguana pode ser a escolha ideal. Embora não seja uma espécie carinhosa como cães e gatos, ela pode ser uma boa companhia e muito dócil. No entanto, não é recomendada para famílias com crianças, uma vez que pode ultrapassar 1,5 metro de comprimento e tem o instinto de chicotear com a cauda como uma maneira de defesa quando se sente ameaçada.

Portanto, a recomendação é que o animal seja acolhido enquanto ainda é filhote para que ele possa se familiarizar com os donos desde cedo. Vale lembrar que a iguana deve ser adquirida exclusivamente de criadores credenciados ao IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e devem ter um microchip. A pessoa que vai criar esse pet também precisa ter a autorização do órgão.

Preparando a casa

Saber preparar o espaço é um dos principais pontos de atenção ao decidir criar uma iguana em casa. O ideal é projetar um ambiente natural em local aberto. Essa é uma espécie que precisa de acesso ao ar livre, e ter contato com o sol e a chuva é fundamental para seu desenvolvimento.

A recomendação é que o recinto tenha plantas, galhos e até mesmo árvores, pois se trata de um animal arborícola. É importante disponibilizar algum recipiente grande de água que precisa estar disponível, de preferencia, simulando um pequeno lago, para o pet beber, se refrescar e até mesmo nadar. Portanto, criar uma iguana adequadamente requer um espaço amplo, arejado e bem preparado.

Em relação à alimentação, a maioria das iguanas são herbívoras e se alimentam majoritariamente de frutas, verduras e legumes. No entanto, elas também podem comer pequenos insetos como fonte de proteína. Hoje, existem rações peletizadas industrializadas de diversas marcas, porém, essa não deve ser a única fonte de alimentação.

Assim como qualquer outro animal, é necessário manter uma rotina de visitas ao médico-veterinário, além de ficar atento a qualquer alteração no comportamento do animal que possa indicar alguma anormalidade. Além disso, um especialista pode orientar a família sobre adaptações no espaço para oferecer bem-estar e qualidade de vida à iguana, que pode chegar aos 15 anos.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Displasia Coxofemoral em cães

A displasia coxofemoral em cães é uma doença genética, hereditária que causa a má formação da articulação coxofemoral, que é responsável por unir o fêmur e

Leia Mais

Planejando uma viagem internacional?

Cada vez mais nossos pets são considerados parte da famílias, pensando nisso, as empresas aéreas estão permitindo que nossos filhos de quatro patas viagem conosco.

Leia Mais