Pacatos e dóceis, os jabutis são a versão terrestre da tartaruga. No Brasil, existem duas espécies, o jabuti-piranga, menor e com escamas avermelhadas, e o jabuti-tinga, de porte maior e mais claro. O jabuti-piranga chega a 51 centímetros de comprimento, já o jabuti-tinga pode alcançar os 70. Ambos têm expectativa de vida em torno de 50 anos, atravessando gerações.
Jabutis são fáceis de criar, basta separar um espaço exclusivo para ele, como um terrário ou o quintal de casa, de preferência uma área com terra e grama, pois pisos lisos podem causar problemas nas patas e ossos. Deixe sempre comida e água fresca com fácil acesso para o bichinho e não se esqueça de um cantinho para ele dormir e se proteger da chuva e do frio.
Existem rações específicas para jabutis em lojas de animais, mas eles adoram uma dieta variada com frutas, legumes e folhas, de preferência as escuras, como rúcula, couve e folha de mostarda. Um pedacinho de queijo branco, ovo cozido com casca e carne moída crua, desde que indicados pelo veterinário, também podem fazer parte do cardápio.
Cuidados
Ao contrário de suas parentes tartarugas, o jabuti não é fã de água e não sabe nadar, portanto, tenha certeza de mantê-lo afastado de piscinas, lagos e outras fontes hídricas. No entanto, em dias quentes, um bom banho é recomendado: basta passar um pano úmido em água morna e pronto!
Apesar do jabuti se dar bem com outros animais, fique atento com cachorros, que podem morder o pet e causar fraturas no casco.
Por serem répteis, jabutis precisam da luz solar para manter a temperatura corporal. Por isso, é imprescindível que eles sejam expostos por cerca de 10 horas ao sol todos os dias. Além disso, os raios ultravioletas ajudam a ativar a vitamina D, ligada à fixação do cálcio nos ossos e no casco, o que é fundamental para a saúde deles. Os jabutis gostam de temperaturas entre 25 e 28 graus Celsius.
Se você decidir ter um jabuti como seu pet, lembre-se de que o bichinho é protegido pelo IBAMA. Por isso, exija nota fiscal emitida pelo órgão e certifique-se de que o pet esteja com a saúde em dia, com casco firme, olhos bem abertos, sem secreções e se locomovendo com facilidade.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 hora ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.