Saiba tudo sobre Otite Canina

Com certeza as orelhas de cachorro estão no topo da lista de partes fofas de um pet, seja pelo formato, tamanho ou pela habilidade de se movimentar em várias situações. Mas, as orelhas do cachorro também podem apresentar um problema que gera muito incômodo: a otite canina. A inflamação no ouvido pode ter causas variadas e costuma vir acompanhada de coceira, dores ou feridas. Apesar de ter um tratamento simples, é essencial reconhecer os sinais da doença para evitar um quadro mais grave. Conheça mais sobre a otite canina e saiba como proceder se identificar algum dos sintomas.

A otite canina é uma inflamação do conduto auditivo que se assemelha com a dor de ouvido nos humanos. O formato da orelha dos cães, mais comprida e com muitas dobrinhas em seu interior, é mais propício para a entrada de corpos estranhos e reprodução de bactérias, ácaros e fungos. O tipo mais comum é a otite externa, que se manifesta na camada de pele que reveste o ouvido do cachorro. Os sinais desta inflamação são bem notáveis: geralmente há uma produção maior de cera com uma coloração mais escurecida.

A otite aguda atinge o ouvido médio dos cães, lá dentro do ouvido, onde já não conseguimos enxergar, e geralmente é uma evolução da otite externa não tratada corretamente. O caso mais preocupante é a otite interna, que afeta a área mais profunda do ouvido e pode ser grave, causando alterações neurológicas e até comprometendo a audição do seu cachorrinho.

Quais as causas da otite em cachorro?

A otite canina pode ser causada por diversos fatores. Algumas bactérias e fungos naturais vivem no conduto auditivo, mas alterações imunológicas ou outros fatores podem incentivar a proliferação desses microrganismos. Algumas raças, como Basset, Cocker Spaniel, Dachshund e Beagles, são mais propensas a desenvolver o problema. Isso porque orelhas caídas favorecem a umidade no canal auditivo. A hora do banho também merece atenção: a entrada de água no ouvido pode deixar essa área úmida e favorecer a inflamação. Os principais causadores da otite em cachorros são:

– Infecções bacterianas
– Fungos
– Alergias (dermatite atópica ou alguma sensibilidade alimentar)
– Ácaros e carrapatos
– Tumores e traumas

Sintomas mais comuns da otite canina

Assim como outras doenças, a cura da otite canina será mais rápida se o problema for descoberto logo no seu início. Como o incômodo é muito grande, rapidamente você perceberá que tem algo de errado com o seu animalzinho de estimação. Veja os sinais mais comuns da otite em cachorros:

– Coceira frequente na região da orelha;
– Produção excessiva de cera de coloração escura;
– Balançar muito a cabeça;
– Forte odor;
– Inchaço na região;
– Feridas na entrada do ouvido (geralmente causadas pela coceira);
– Vermelhidão.

É fundamental levar o seu bichinho ao médico veterinário se observar qualquer comportamento diferente. Somente o especialista poderá avaliar o tipo e gravidade da doença. A partir disso, ele poderá indicar o melhor tratamento para otite canina.

Como prevenir a otite em cachorro?

Para prevenir a otite canina, o primeiro passo é se certificar de que o ouvido do seu cachorro estará sempre limpo e seco. Mantenha uma rotina de limpeza com produtos específicos para remover o cerúmen. O ideal é limpar a parte externa com o auxílio de uma gaze e pingar algumas gotas dentro do canal auditivo para garantir a remoção completa da cera com produtos para esse fim.

Tenha uma atenção especial na hora de dar banho no seu cachorrinho: não é indicado jogar água na cabeça, e sempre proteja a entrada do ouvido com um pedaço de algodão, especialmente para os cachorros que têm orelhas em pé.

A otite canina e outros problemas de saúde podem ser resolvidos de forma mais rápida se você estiver sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu animal de estimação. A dica é colocar na rotina algumas checagens frequentes: observe dentes, patas, olhos, orelhas e região abdominal. Qualquer alteração ou sinal de desconforto pode indicar problema e merece uma visita ao veterinário.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens