Tudo sobre Artrose em Gatos

Artrose em gatos é uma doença articular degenerativa crônica, sendo a doença mais comum apresentada pelos Felinos. Atualmente, sabe-se que mais de 20% dos gatos adultos e aproximadamente 90% dos gatos com mais de 12 anos de idade (Idosos) sofrem com algum grau de artrose, já apresentando sinais de alterações em exames radiográficos.

Apesar da artrose em gatos ser uma doença difícil de identificar em seus estágios iniciais, principalmente porque esses animais apresentam poucos sintomas de claudicação ou incômodo e seu porte é menor e mais ágil, quando comparado aos cachorros, a doença atinge boa parte dos felinos, pode ser grave e deve ser levada a sério.

Mas afinal, o que é artrose?

A artrose se caracteriza pela degradação lenta e progressiva da cartilagem que cobre o interior das articulações, geralmente causada por algum trauma ou micro trauma (desgaste anormal da articulação).

Chamada também de osteoartrose, com o tempo, ela provoca uma significativa diminuição da qualidade de vida do animal. Não à toa, é uma das complicações ortopédicas mais tratadas nas clínicas de reabilitação e fisioterapia veterinária.

Qual a incidência de artrose em cães e gatos?

A artrose é mais comum em gatos obesos, devido o sobrepeso acabam tendo uma maior predisposição. A maior incidência são nos cotovelos, porém também pode ocorrer nos joelhos, coluna e articulações coxo femorais.

Como identificar os sinais da artrose?

Como o tutor conhece melhor o seu animalzinho como qualquer outro, ele tem um papel muito importante para o diagnóstico da doença, pois os sinais clínicos começam com mudanças do comportamento. Para identificar essas mudanças, compare os comportamentos diários e reações do seu gato. Qualquer mudança comportamental do bichano pode significar que ele está com dor, doente ou estressado.

Se o seu gato apresentar qualquer um dos sinais a seguir, agende uma consulta com o veterinário imediatamente.

  • Diminuição na atividade de pulos ou dificuldade para pular em lugares mais altos;
  • Dificuldade ou hesitação para subir ou descer escadas, caminhar nas escadas mais devagar;
  • Corpo mais rígido, dor na palpação;
  • Animal menos ativo e brincalhão;
  • Comportamento mais fechado, evitando contato ou maior dependência;
  • Redução ou excesso de autolimpeza em uma área dolorida;
  • Pode começar a urinar e defecar fora do local habitual.

Diferente dos cães, os gatos apresentam sintomas clínicos silenciosos e não demonstram dores leves. A dificuldade de locomoção, de subir ou descer móveis talvez seja o sinal evidente para identificar um gato que sofre com artrose.

Como diagnosticar a artrodese?

A importância do diagnóstico correto é muito importante. O diagnóstico é feito pelo exame clínico e exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética e tomografia. Os exames junto com o histórico e exame clínico são o suficiente para o médico veterinário confirmar ou descartar a artrodese.

Qual o tratamento para a artrodese?

O tratamento adequado é medicamentos para desinflamar e diminuir a dor, e associar com a reabilitação e fisioterapia como manutenção.
As principais terapias utilizadas na fisioterapia para esta patologia é a laserterapia, eletroterapia, cinesioterapia, hidroterapia e em conjunto o tratamento da obesidade. Promovendo exercícios controlados de baixo impacto, e garantindo o fortalecimento e aumento da amplitude de movimentos resultantes da prática de exercícios de mobilidade. Esses são as principais atividades utilizadas para controle da dor e melhora do quadro clínico.

É importante ressaltar que a artrose é uma doença que não possui uma cura efetiva, mas que pode ser tratada e controlada em seu processo de deterioração das articulações, combatendo efetivamente a dor e a falta de mobilidade articular, resgatando uma vida saudável e com qualidade para nossos amados gatos.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia.

Temos ainda, fisioterapia veterinária, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade.

Disponibilizando ainda taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece.

Além disso, inauguramos nosso novo espaço, o Recanto PataAmar, oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal.

Contamos ainda com Creche para cachorros de todos os portes brincarem enquanto você estiver no trabalho. Petshop e Hotel para cães e gatos (para quando precisar viajar), em um local aconchegante e seguro para os seu amigo de patas poder relaxar e se divertir.

Pois aqui elevamos o cuidado veterinário à um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

O que pode estressar seu Coelho?!

Com temperamento dócil e rosto fofinho, o coelho conquista o coração e o espaço na casa das pessoas, tornando-se ótima companhia. Porém, fora essas duas

Leia Mais