5 Dicas para dar banho em seu Gato

Dar banho em gato é um assunto que gera dúvidas e até polêmicas entre os donos do animal. Como muitos sabem, os felinos não gostam de tomar banho mas, em algumas situações, um “banho de gato” pode se fazer necessário. O próprio gatinho é responsável por sua higiene, já que a sua língua tem filamentos capazes de retirar impurezas e sujeiras que ficam na pelagem.

Esse hábito felino também ajuda a evitar a presença de carrapatos. Porém, o que fazer em casos de sujeira mais pesada como graxa ou tinta, por exemplo? Aí não tem jeito, mesmo o dono que não curte dar um bainho mensal no seu pet, terá que apelar por uma lavada completa para garantir a limpeza do bichinho! Para te ajudar nessa aventura, montamos uma lista com 5 dicas para dar banho no seu gato da forma correta.

1. Como dar banho em gato filhote?

Os felinos têm o hábito de se auto limpar desde os primeiros meses de vida, por esse motivo, os banhos são uma opção dispensável. Mas, como qualquer filhote, os gatinhos costumam ser bastante arteiros e podem acabar se sujando com coisas mais difíceis de limpar. Se a sujeira for mínima, uma toalha úmida é o suficiente! Caso a situação for mais crítica, dê banho em uma banheira de bebê, use água morna e um shampoo específico para o animal.

O primeiro banho do gato pode ser dado quando o quadro de vacinas estiver completo, contando a antirrábica, que é a última. Isso acontece por volta dos 4 meses de idade. E tosa e secagem? São necessários? Gatos não precisam ser tosados em condições normais, principalmente filhotes que ainda têm os pelos baixos. Quanto à secagem, o vento e o barulho intensos dos secadores de cabelo podem ser muito assustadores para os pequeninos. Por isso, prefira dar banho em dias mais quentes, para que eles possam secar ao sol.

2. Como dar banho em gato adulto?

Dar banho em gatos adultos pode ser uma aventura e tanto! Caso o seu pet já seja acostumado com banho desde filhote, essa missão pode ser mais tranquila mas se seu felino não é muito chegado em água, existem algumas dicas que podem ajudar!

  • Alguns dias antes, apare as unhas do gato para diminuir as chances de ser arranhado. Se ele gostar de ser escovado, aproveite o momento para distraí-lo enquanto corta as unhas e, de quebra, tirar o excesso de pelos;

  • Aproveite um momento que o gato esteja mais cansado ou brinque um pouco antes para que ele fique mais amigável. Pode incluir brinquedos na banheira vazia e ir enchendo de água aos poucos para que ele associe a banheira e a água a coisas boas;

  • Use uma banheira e não dê banho no chuveiro ou na pia;

  • Prepare o ambiente e feche as portas para ficar mais fácil de pegá-lo novamente caso ele fuja da banheira;

  • Se vista apropriadamente com luvas, mangas compridas e roupas velhas que possam ser acidentalmente rasgadas;

  • Se possível, peça ajuda a alguém. Enquanto uma pessoa segura e controla o animal, a outra o lava;

  • Comece o banho a partir do pescoço e siga em direção ao crescimento dos pelos. Tome cuidado com os olhos, ouvidos, boca e nariz. Coloque tampões de algodão nos ouvidos para evitar que caia água e cause desconforto (além de evitar otites). O rosto pode ser limpo com uma pano úmido;

  • Use uma toalha macia e seca para enxugar o gato. Gatos com pelos curtos podem ser secos apenas com toalhas, já os gatos com pelos longos precisam de cuidados para evitar que os fios embolem.  Escove o bichano durante a secagem e, se ele for tranquilo, pode usar o secador de cabelo.

3. Pode usar shampoo para banho de gatos?

Existem shampoos específicos para banhos em gatos, mas é importante perguntar ao veterinário se ele é adequado para o seu animal. Animais com alergias de pele ou outras condições podem precisar de produtos apropriados. Também é melhor evitar os produtos com aromas muito fortes, que podem incomodar o olfato apurado do seu pet.

4. Qual a periodicidade dos banhos em gatos?

Como gatos se limpam sozinhos, os banhos não precisam ser frequentes. A indicação é de 30 a 50 dias, caso o gatinho não esteja sujo.

5. Precisa secar o gato com secador após o banho?

Como falamos, o secador de cabelo após o banho pode ser usado em gatos com os pelos longos. O que deve ser observado é se o gato tem resistência ao barulho e ao vento do aparelho. Caso o animal demonstre pânico, respeite e vá de pouquinho em pouquinho. Outra opção é esperar o pet se acalmar e tentar novamente depois de algum tempo. Não se esqueça de escovar o gato conforme for secando para evitar os nós nos pelos.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Pipoca com seu Pet: Frankenweenie

O lançamento de Frankenweenie é  uma variação do conto frankensteiniano de Edward Mãos-de-Tesoura (1990). Na trama, Victor Frankenstein é um garoto de um subúrbio típico

Leia Mais

Síndrome do Cão Nadador, Leia Mais

É uma anormalidade de desenvolvimento de filhotes, e é caracterizada por uma posição bem específica de “sapinho”, atrapalhando a locomoção do animal, causada principalmente por

Leia Mais