Com temperamento dócil e rosto fofinho, o coelho conquista o coração e o espaço na casa das pessoas, tornando-se ótima companhia. Porém, fora essas duas características, você já viu um coelho estressado? O coelhinho pode ser bastante sensível, ficando estressado diante de certas situações.
O comportamento do coelho
O coelho é um mamifero conhecido como lagomorfo, integrando uma ordem animal chamada Lagomorpha. Esse grupo não é muito numeroso, sendo compostas por poucas espécies.
Esse animal tem como traço comum, dois incisivos superiores bem desenvolvidos com mais dois pares rudimentares posteriores. Uma das curiosidades sobre coelhos é que os incisivos crescem por toda a vida, necessitando de dieta mais densa para inibir o crescimento excessivo e a má oclusão dental.
O orelhudo é herbívoro e possui grande facilidade de se reproduzir. De maneira geral, é tranquilo e não costuma ser agressivo com os humanos nem com outros coelhos. Entretanto, o fato de ser uma presa no mundo animal faz com que ele esteja sempre em alerta, o que pode deixá-lo mais suscetível ao estresse.
Apesar de ser um pet simples de cuidar e manter, é importante se atentar à sensibilidade do coelho quando o assunto é o humor. Situações que o assuste, espaços reduzidos e problemas de saúde podem funcionar como gatilhos para o estresse se instalar no dentuço.
Ainda há outras circunstâncias que podem tornar o coelho estressado, prejudicando o bem-estar e a expectativa de vida do bichinho. Sendo assim, confira abaixo as principais causas e os sintomas do coelho estressado.
Estresse em coelho
Para você saber exatamente como a saúde mental do coelho pode ser afetada pelo estresse, trouxemos informações acerca das razões relacionadas ao problema e como o animal demonstra esse sofrimento.
Possíveis causas
Como já mencionamos, o coelho é constantemente caçado no mundo animal. Logo, ele entende que está suscetível a ataques de predadores a qualquer momento. Por se sentir vulnerável, o orelhudo geralmente está em estado de alerta. Quaisquer eventos que indiquem ameaça podem ser estressantes.
Barulhos altos, sustos provocados por aparições repentinas, pegá-lo no colo de surpresa e movimentos bruscos são alguns exemplos de situações que devem ser evitadas.
Ademais, o animal pode estar sofrendo com a falta de espaço na gaiola. Um dos importantes cuidados com coelhos é observar se a casa possui um espaço adequado para a movimentação deles, tendo em vista que se movimentam bastante na natureza, cavando tocas e túneis.
Outro estressor relacionado à gaiola é a ausência de higiene. Por ser um animal muito limpinho, ele não gosta de habitat sujo e mal cuidado, tendo a saúde prejudicada, tanto física quanto mental. Ao mesmo tempo, a falta de brinquedos e estímulos podem contribuir para estresse, já que o deixam entediado.
Por fim, o problema pode ser causado pela temperatura inadequada ou por alguma doença que provoque dor e desconforto ao coelho. Portanto, esteja atento a todos esses pontos diante de um coelho estressado.
Sinais do estresse
Quando o dentuço tem que lidar com situações como as descritas acima, o estresse passa a perturbá-lo, e ele demonstra incômodo por meio de determinadas atitudes.
Uma das primeiras coisas a serem checadas para avaliar o estresse do animal é a linguagem corporal. Orelhas para trás, olhos arregalados, pupilas dilatadas e juntar os membros, como forma de se encolher, são demonstrações claras de medo e podem indicar estresse.
Além disso, o animal estressado pode gritar, emitindo sons que lembram chiados. Isso é um sinal evidente de desconforto, tristeza ou angústia. Automutilação, lambedura excessiva e ranger de dentes são outros comportamentos associados ao estresse.
Entenda o que fazer para ajudar seu coelho estressado
Agora que você já sabe como identificar se seu coelho está estressado ou não, é preciso verificar as causas para intervir e ajudá-lo. Busque possíveis causadores no ambiente em que o animal vive e observe a forma como as pessoas interagem com ele.
Em primeiro lugar, mantenha sempre a gaiola limpa e bem cuidada. Além de assegurar que o tamanho dela está correto, perceba se a alimentação é fornecida em quantidade e qualidade apropriadas para a espécie. Em seguida, analise a temperatura do local, já que o excesso de calor ou frio podem prejudicar o bicho.
Enriqueça o espaço em que o coelho vive com brinquedos que estimulem a atividade e interaja com seu pet sempre que for possível, brincando e dando muito carinho. No entanto, tenha cuidado no momento da interação, evitando pegá-lo bruscamente ou fazendo muito barulho quando ele estiver por perto.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.