Nosso Blog - Categorias

Vacinação de filhotes, entenda a importância

Uma das maiores causas das mortes de cachorros é a contração de doenças evitáveis, se o organismo não estiver devidamente protegido, o sistema imunológico não conseguirá produzir as células necessárias, podendo assim contrair com facilidade doenças potencialmente fatais.

Existem outros tipos de doenças patológicas que podem causar sérios danos à saúde, causando fraqueza nos órgãos, nos ossos e nos músculos do cachorro pro resto da vida. E ainda podem causar muito prejuízo financeiro, exigir tempo e cuidados especiais.

Toda vacina pode causar efeitos colaterais, como: febre baixa, dor no corpo, cansaço, etc.

É fundamental que você saiba qual o estado de saúde do seu cachorro, se por ventura ele apresentar algum sintoma, você conseguirá discernir se está associado a vacina ou se é proveniente de alguma doença, por isso é recomendado que antes da vacinação ele seja avaliado pelo veterinário.

É muito importante que a vacina seja aplicada por profissionais qualificados, por isso o acompanhamento com o veterinário é essencial. Afinal, é ele que vai informar quais são as vacinas corretas para o seu cachorro. Existem inúmeros tipos de vacina no mercado, não seria certo listar aqui algumas delas, até porque só um veterinário e um profissional qualificado poderão indicar a melhor vacina para ele.

O intuito desse post é te mostrar que a vacina vai possibilitar uma vida saudável e de qualidade para o seu grande amigo.

Explicando a vacina 

Como é a vacina? Por que devem ser aplicadas?

O filhotinho nasce sem nenhuma célula de defesa no organismo, e essas células são imprescindíveis para a qualidade de vida do cachorro, é nesse ponto que o ciclo natural age: no período entre 18 e 24 horas de vida, ele pode absorver os anticorpos passados pelo colostro da mãe. No entanto, passado esse período, ele não poderá mais absorvê-los.

Nesse momento o filhote conta com as células de defesa que receberá através do aleitamento materno. É sempre importante que seu cachorro não seja desmamado antes do tempo, é esse leite que vai proteger ele durante as suas primeiras semanas de vida.

Todavia, essas células têm um tempo de vida muito curto (geralmente entre 60 e 90 dias).

Agora o seu filhote precisa começar a produzir as próprias células de defesa, mas como ele nunca produziu uma célula de defesa, ele precisa de um empurrãozinho.

Esse empurrãozinho (reforço imunológico) é dado a partir da primeira vacina, a polivalente, uma das mais conhecidas, essa vacina é dividida em 4 doses. Essas vacinas são compostas por micro-organismos patógenos (partículas da patologia, porém inativadas, ou seja, sem a capacidade causar a doença).

Esses microrganismos são apresentados ao sistema imunológico para que os conheça e tenha a capacidade de desenvolver células de defesa contra essas patologias. Para o melhor entendimento, parta do princípio de que para você se defender de algo, é preciso que se conheça esse algo. Assim é o sistema imunológico, ele precisa saber do que ele deve se defender.

A imunização do filhote deve seguir uma ordem cronológica. É preciso que a primeira vacina seja dada após 45 dias de vida, ou seja, depois da fase de amamentação. E posteriormente aplicar as doses de reforço no período estipulado pelo profissional responsável pela vacinação.

As três primeiras vacinas são obrigatórias, mas é recomendada uma quarta aplicação.

Existem vacinas importantíssimas e que não podem ser esquecidas, elas livram o seu filhote de doenças que podem levá-lo a óbito ou a sequelas permanentes. Independente de ser obrigatória ou opcional, escolha vacinar seu melhor amigo. Temos certeza de que você deseja que ele se desenvolva bem e que tenha uma vida saudável, para isso é imprescindível que o sistema imunológico esteja em pleno funcionamento.

Protocolo de Vacinação

Vamos indicar um protocolo de vacinação excelente, usado há anos por nós. Siga corretamente:

Vacinação

O programa de vacinação do filhote é iniciado aos 45 dias de vida com a primeira dose da V8 – Vanguard HTLP 5/CV-L – Fornecedor: Zoetis. Todas as vacinas deverão ser aplicadas com intervalo de aproximadamente 21 dias.

V8 previne Cinomose, Hepatite infecciosa canina, Adenovírus Tipo 2, Coronavírus, Parainfluenza, Parvovirose canina. Além dessas doenças virais, a vacina protege também as infecções causadas pela Leptospirose (Leptospira Icterohaemorrhagiae e Leptospira canicola). O protocolo é composto por 4 doses;

Duas doses da vacina BronchiGuard (Prevenção da Traqueobronquite Infecciosa dos cães “Tosse dos Canis” causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica);

Duas doses da vacina GiardiaVax (Prevenção da Giardíase canina – infecção do intestino delgado causada por um protozoário, Giardia lamblia);

Próximo aos 4 meses de vida, é feita a dose única da vacina Defensor (Protege contra infecção do vírus da Raiva);

  • Somente após a aplicação dessa vacina o animal poderá então ter contato com outros animais (não vacinados ou de procedência desconhecida) e sair para passear. Antes disso, é de extrema importância que o mantenha em casa.

Cães maiores de 4 meses, 3 doses de LeishTec (Leishmaniose visceral canina – Zoonose) é realizada com intervalo preciso de 21 dias em cães, após exame sorológico negativo.

6 meses após a última dose V8, reforço em dose única da Guard-Vac LCI/GP (Prevenção da Leptospirose Canina).

Após a aplicação da última dose de cada vacina, todas deverão ser repetidas ANUALMENTE; com exceção da LeishTec que o período deve ser contado a partir da primeira dose.

Não se esqueça que amar o seu cãozinho é cuidar da saúde dele.

Esperamos que você tenha entendido a importância da vacinação do seu cachorro. Você não quer que ele sofra, não é mesmo? Então cuide do seu amigo, vacine sempre!!

Aqui na PataAmar seu pet ganha uma carteirinha de vacinação para que você possa cuidar e acompanhar a saúde do seu aminho mais de perto.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 hora ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Clínica Veterinária 24 horas (24H)

Os tutores que buscam por clínica veterinária 24 horas podem procurar a PataAmar Clínica Veterinária, localizada no município de Cascavel Paraná, e contar com uma

Leia Mais