Também sou Pet: Macaco de Estimação

Se você sonha em ter um macaquinho de estimação, mas não faz a menor ideia de por onde começar, neste artigo nós vamos passar algumas informações bem importantes sobre esses animais! Saiba sobre os cuidados necessários, legislação e muito mais. Vem com a gente, aqui você vai descobrir tudo o que se precisa saber para ter um macaco como seu animalzinho de estimação!

Macaco e outros animais silvestres: cuidados pata se adquirir

O Brasil é um país continental, com uma diversidade incrível em sua flora e fauna. Infelizmente, por conta dessa diversidade, muitos criminosos praticam o contrabando de animais silvestres buscando apenas enriquecer ás custas dessas vidas. Nesses casos, tanto o macaco quanto outros animais são capturados e arrancados de seus habitats naturais e do convívio com outros da sua espécie, sendo frequentemente separados de seus pais ainda são filhotes.

O transporte até o local da venda é feito sem qualquer tipo de cuidado com a segurança e o bem-estar do animal, e por conta disso muitos deles acabam morrendo ainda na viagem. Cuidado! Algumas vezes os compradores desconhecem que estão cometendo um crime, pois nem sempre o vendedor de animais silvestres tem aspectos claramente duvidoso, tentando se passar por legalizado. Não é raro que esses animais contrabandeados, logo que chegam à casa dos seus novos tutores, comecem a apresentar problemas de saúde.

Por isso, antes de efetuar a compra de um animal silvestre, pesquise muito para ter certeza absoluta de que está negociando com um criador autorizado pelo Ibama. Essa é a única forma, de na hora da compra, contribuir com o combate ao tráfico ilegal, que maltrata e tira a vida de tantos animais silvestres por todo o nosso país.

Espécies de macaco de estimação com comercialização legalizada pelo Ibama

No nosso país, o Ibama autoriza a compra e venda de dois gêneros de macacos. O macaco sagui e o macaco prego. Os dois gêneros podem ser encontrados em criadouros legalizados, que comercializam apenas macaquinhos nascidos em cativeiro. Ou seja: dessa maneira, os animais não são retirados da floresta e postos à venda, eles já nascem nesses estabelecimentos destinados à comercialização.

Sendo assim, o estabelecimento deve apresentar documentos específicos vinculando o animal ao Sisfauna, que faz parte do Ibama. O macaco de estimação recebe um microchip para que seja possível rastrear e monitorar a sua origem, o que também contribui para atestar a legalidade do estabelecimento. O macaco sagui é o mais comum de ser encontrado para comercialização e podem ser encontrados dois tipos de saguis, o sagui de tufo branco (C. jacchus) e o sagui de tufo preto (C. penicillata).

Como cuidar de um macaco sagui

Se forem manejados corretamente, os macacos saguis podem viver até 15 anos ao lado do tutor e se tornar companheiros mansos e carinhosos. Mas se não tiverem contato frequente com os tutores, podem estranhar, se tornar agressivos e até morder; portanto, cuidado.

Para que um macaco de estimação viva feliz e saudável, é preciso criar um ambiente que seja o mais semelhante possível ao que ele encontraria em seu habitat natural. O viveiro deve amplo, com galhos grandes distribuídos em todo o espaço, imitando a distribuição das árvores na natureza. Isso é muito importante, pois os macacos são exímios saltadores e precisam de espaço para exercitar esses movimentos.

É sempre importante colocar brinquedos de madeira e tocas nas partes altas do viveiro para que o seu macaquinho de estimação possa se manter ativo. É indispensável ocupar a maior parte do tempo desses animais, pois a falta de estímulos do ambiente pode levar esse pet a desenvolver depressão, o que o deixa mais suscetível á doenças.

Alimentação de um macaco de estimação

Todos os macacos, incluindo os humanos, são onívoros, ou seja, sua dieta no meio natural é muito diversificada e pode incluir flores, folhas, insetos, ovos de aves etc. Portanto, nada de oferecer apenas banana para o seu macaquinho de estimação! Invista nas saladas de frutas, verduras escuras, legumes e insetos, como as larvas de tenébrio.

Você pode oferecer gelatina sem açúcar e uma ração específica de macacos para garantir que a alimentação dele seja balanceada e bastante completa. Faça a manutenção regular no viveiro e garanta que o espaço esteja sempre limpo, pois os alimentos consumidos pelo seu macaquinho tendem a apodrecer muito facilmente e isso pode atrair a presença de animais indesejados e que transmitem doenças.

Passeios fora de casa não devem ser feitos. Os saguis são animais muito ágeis, se eles fugirem dificilmente serão recapturados. É possível soltá-los dentro de casa, mas fique atento a portas e janelas. É preciso fazer consultas regulares a um médico veterinário, mas o ideal é procurar um profissional especializado em animais silvestres. O transporte na ida e volta do consultório deve ser feito em uma caixa de transporte para evitar sustos.

Nunca deixe o seu macaquinho por longos períodos sozinho. Na natureza, esses animais vivem em complexos grupos familiares e como bons primatas precisam de contato e socialização, assim como os seres humanos. Com muita dedicação é possível manter um sagui de forma saudável. E, lembre-se, nunca compre animais ilegais!

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Câncer em cães, o que fazer?!

Infelizmente, seu amigo canino pode desenvolver diversos tipos de câncer muito semelhantes àqueles que acometem os humanos, como os tumores malignos de mama (principalmente cadelas

Leia Mais

Conhecendo cada Raça: Sphynx

Se você não gosta de cuidar de pelos, pode optar pelo chamado “gato pelado”, o Sphynx. Obviamente, a principal característica dessa raça é a aparente

Leia Mais

Conhecendo cada Raça: Shiba

Acredito que você pode conhece-lo como Akita ou Shiba Inu. Esta raça é muito leal e carinhosa com os membros da família, além de ser

Leia Mais