Nosso Blog - Categorias

Também sou Pet: Macaco de Estimação

Se você sonha em ter um macaquinho de estimação, mas não faz a menor ideia de por onde começar, neste artigo nós vamos passar algumas informações bem importantes sobre esses animais! Saiba sobre os cuidados necessários, legislação e muito mais. Vem com a gente, aqui você vai descobrir tudo o que se precisa saber para ter um macaco como seu animalzinho de estimação!

Macaco e outros animais silvestres: cuidados pata se adquirir

O Brasil é um país continental, com uma diversidade incrível em sua flora e fauna. Infelizmente, por conta dessa diversidade, muitos criminosos praticam o contrabando de animais silvestres buscando apenas enriquecer ás custas dessas vidas. Nesses casos, tanto o macaco quanto outros animais são capturados e arrancados de seus habitats naturais e do convívio com outros da sua espécie, sendo frequentemente separados de seus pais ainda são filhotes.

O transporte até o local da venda é feito sem qualquer tipo de cuidado com a segurança e o bem-estar do animal, e por conta disso muitos deles acabam morrendo ainda na viagem. Cuidado! Algumas vezes os compradores desconhecem que estão cometendo um crime, pois nem sempre o vendedor de animais silvestres tem aspectos claramente duvidoso, tentando se passar por legalizado. Não é raro que esses animais contrabandeados, logo que chegam à casa dos seus novos tutores, comecem a apresentar problemas de saúde.

Por isso, antes de efetuar a compra de um animal silvestre, pesquise muito para ter certeza absoluta de que está negociando com um criador autorizado pelo Ibama. Essa é a única forma, de na hora da compra, contribuir com o combate ao tráfico ilegal, que maltrata e tira a vida de tantos animais silvestres por todo o nosso país.

Espécies de macaco de estimação com comercialização legalizada pelo Ibama

No nosso país, o Ibama autoriza a compra e venda de dois gêneros de macacos. O macaco sagui e o macaco prego. Os dois gêneros podem ser encontrados em criadouros legalizados, que comercializam apenas macaquinhos nascidos em cativeiro. Ou seja: dessa maneira, os animais não são retirados da floresta e postos à venda, eles já nascem nesses estabelecimentos destinados à comercialização.

Sendo assim, o estabelecimento deve apresentar documentos específicos vinculando o animal ao Sisfauna, que faz parte do Ibama. O macaco de estimação recebe um microchip para que seja possível rastrear e monitorar a sua origem, o que também contribui para atestar a legalidade do estabelecimento. O macaco sagui é o mais comum de ser encontrado para comercialização e podem ser encontrados dois tipos de saguis, o sagui de tufo branco (C. jacchus) e o sagui de tufo preto (C. penicillata).

Como cuidar de um macaco sagui

Se forem manejados corretamente, os macacos saguis podem viver até 15 anos ao lado do tutor e se tornar companheiros mansos e carinhosos. Mas se não tiverem contato frequente com os tutores, podem estranhar, se tornar agressivos e até morder; portanto, cuidado.

Para que um macaco de estimação viva feliz e saudável, é preciso criar um ambiente que seja o mais semelhante possível ao que ele encontraria em seu habitat natural. O viveiro deve amplo, com galhos grandes distribuídos em todo o espaço, imitando a distribuição das árvores na natureza. Isso é muito importante, pois os macacos são exímios saltadores e precisam de espaço para exercitar esses movimentos.

É sempre importante colocar brinquedos de madeira e tocas nas partes altas do viveiro para que o seu macaquinho de estimação possa se manter ativo. É indispensável ocupar a maior parte do tempo desses animais, pois a falta de estímulos do ambiente pode levar esse pet a desenvolver depressão, o que o deixa mais suscetível á doenças.

Alimentação de um macaco de estimação

Todos os macacos, incluindo os humanos, são onívoros, ou seja, sua dieta no meio natural é muito diversificada e pode incluir flores, folhas, insetos, ovos de aves etc. Portanto, nada de oferecer apenas banana para o seu macaquinho de estimação! Invista nas saladas de frutas, verduras escuras, legumes e insetos, como as larvas de tenébrio.

Você pode oferecer gelatina sem açúcar e uma ração específica de macacos para garantir que a alimentação dele seja balanceada e bastante completa. Faça a manutenção regular no viveiro e garanta que o espaço esteja sempre limpo, pois os alimentos consumidos pelo seu macaquinho tendem a apodrecer muito facilmente e isso pode atrair a presença de animais indesejados e que transmitem doenças.

Passeios fora de casa não devem ser feitos. Os saguis são animais muito ágeis, se eles fugirem dificilmente serão recapturados. É possível soltá-los dentro de casa, mas fique atento a portas e janelas. É preciso fazer consultas regulares a um médico veterinário, mas o ideal é procurar um profissional especializado em animais silvestres. O transporte na ida e volta do consultório deve ser feito em uma caixa de transporte para evitar sustos.

Nunca deixe o seu macaquinho por longos períodos sozinho. Na natureza, esses animais vivem em complexos grupos familiares e como bons primatas precisam de contato e socialização, assim como os seres humanos. Com muita dedicação é possível manter um sagui de forma saudável. E, lembre-se, nunca compre animais ilegais!

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Personalidades Pet: Franz Kafka

“Todo o conhecimento, a totalidade de todas as perguntas e de todas as respostas, está contida no cão.” Franz Kafka Franz nasceu em Praga, Império Austro-Húngaro,

Leia Mais

Personalidades Pet: John Grogan

“Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimento já são o suficiente. Um cachorro não liga se você

Leia Mais

Também sou Pet: Furão

Se você é fã de pets diferentes, o ferret pode ser o amigo ideal. Apesar de ainda ser incomum encontrarmos esse fofo mamífero no Brasil,

Leia Mais