Nosso Blog - Categorias

A história da Fisioterapia Veterinária

A fisioterapia veterinária ganhou força, inicialmente, como uma adaptação das técnicas já utilizadas na própria fisioterapia humana em equinos. Os resultados foram extremamente expressivos, promovendo novas aplicações em animais menores e fazendo com que casos que antes eram destinados ao sacrifício, pudessem ter um meio de reabilitação e recuperação da qualidade de vida.

Até pouco tempo, a fisioterapia veterinária ainda era um meio desconhecido de tratamento até mesmo na medicina veterinária. Com a evolução das técnicas e os bons resultados no combate a diversas patologias, ela se tornou uma especialidade essencial na vida dos pets, reeducando o corpo do animal sem que nenhum sintoma atrapalhe sua qualidade de vida e independência.

A evolução da fisioterapia veterinária no Brasil

A lacuna visível causada pela inexistência de uma formação específica em fisioterapia para médicos veterinários, fez com que profissionais da fisioterapia humana enxergassem um nicho de mercado a explorar, mesmo contrariando os termos da lei 5.517 de 1968 ( que limita o tratamento de animais para médicos veterinários), como também impulsionou a criação do primeiro curso de pós-graduação do Brasil em 2002 e o surgimento do primeiro centro de reabilitação animal do país, em 2003.

Esse centro não só prestava serviços de reabilitação animal, como também consolidou e difundiu a importância da hidroterapia nos processos de reabilitação animal, importando a primeira esteira aquática para animais.

A partir daí a consolidação da profissão era inevitável, surgindo desde a ANFIVET (Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária) em 2005, como também a Resolução 850/2006 do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), que estabeleceu que o médico veterinário é o único profissional capacitado a realizar os procedimentos de fisioterapia em animais.

Com a segurança da aplicação correta da profissão, neste mesmo período surgiram cursos de pós-graduação em Fisiatria Veterinária, empresas produzindo as primeiras esteiras aquáticas hidroterápicas em território nacional (abaixando o custo de investimento), consequentemente, facilitando o ingresso de capital e investidores na criação de mais redes de centros de reabilitação através de franquias e licenciamentos.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Lilly-Rose: A Cadelinha Salva-vidas!

Com certeza a cadelinha Lilly-Rose assistiu algumas temporadas de Grey´s Anatomy ou Dr. House, afinal como poderíamos explicar um cachorro fazer uma massagem para desengasgo

Leia Mais

Posso dar Espinafre para meu coelho?

Em geral, o espinafre é considerado alimento muito saudável para seres humanos. Porém, nem tudo que é benéfico para nós é recomendado para outras espécies.

Leia Mais