Aprenda a identificar se seu Coelho está doente

As mudanças apresentadas por algumas espécies quando estão doentes são muito evidentes. Infelizmente, para os tutores, esse não é o caso dos nossos dentuços, sendo difícil reconhecer um coelho doente.

De acordo com a Dra. Jéssica Vendrame, médica-veterinária da PataAmar, isso se deve ao fato de coelhos serem presas na natureza. Em outras palavras, por questão de sobrevivência, os coelhos tendem a esconder suas fraquezas. Do contrário, seriam vistos como presa fácil, tornando-se o alvo preferencial dos predadores.

Em casa, protegidos do perigo, coelhos ainda mantêm essa característica de tentar esconder os seus sintomas. No entanto, com um pouco de atenção, é possível perceber algumas mudanças indicativas de que seu amigo precisa de ajuda. Vamos conferir quais são os principais sinais de um coelho doente e sintomas?

1. Falta de apetite

Sintoma comum em quase todas as doenças, a diminuição do apetite é um dos principais sinais de que seu amigo não está bem. Para saber se esse é o caso do seu coelho, fique atento ao pote de ração. Além disso, preste atenção ao volume das fezes: a diminuição também pode indicar que o pet não se alimenta como de costume.

2. Ranger de dentes mais alto que o normal

Quem tem coelho sabe que esses pets fazem um barulho fofo com os dentes quando estão animados e felizes. Por outro lado, se esse ranger de dentes está mais audível que de costume, vale a pena investigar. Atente-se à saúde do coelho!

3. Prostração e isolamento

Como diversas outras espécies, coelhos gostam de ficar parados e sossegados no seu canto, descansando de vez em quando. Eles também são curiosos e gostam de brincar, especialmente com brinquedos de roer. Assim, se seu animalzinho de estimação preferir ficar o tempo todo quietinho, pode ser indício de alguma das doenças de coelho.

4. Alteração no aspecto das fezes

Lidar com as fezes de coelho costuma ser tarefa fácil. Afinal, além dele ser capaz de aprender onde fazer suas necessidades, as fezes do coelho são bolinhas duras que não fazem muita sujeira.  Porém, se suas fezes estiverem líquidas ou mucosas, tente lembrar se deu algum alimento diferente para ele. Alguns vegetais, como alface, possuem muita água e desencadeiam diarreia nos coelhos. O coelho não comeu nada fora do normal? É provável que esteja doente. Nesse caso, vale a pena observar há quantos dias o pet apresenta o problema e levá-lo ao veterinário.

5. Presença de secreções

As doenças oculares, como a conjuntivite, são problemas comuns entre os coelhos, e as secreções estão entre seus principais sintomas. Além disso, os olhos do peludo podem apresentar inchaço e vermelhidão. No caso da conjuntivite, a secreção se parece com um líquido amarelo e denso, como se fosse uma remela permanente.

6. Falta de higiene

Assim como os gatos e os roedores, os coelhos também cuidam da própria higiene, lambendo o próprio corpo para se limpar. Esse hábito faz parte do instinto desses animais. Logo, se o coelho que convive com você deixou de se lamber de uma hora para a outra, ele pode estar doente, e é bom procurar um veterinário.

7. Coceiras

Coceiras intensas e frequentes são um sintoma comum a uma série de problemas, como sarna, otite e infestação por pulgas ou piolhos. Portanto, atente-se a sinais na pelagem do coelho! Para facilitar o diagnóstico pelo veterinário, observe se a coceira está acompanhada de outros sintomas, tais como queda dos pelos (alopecia) e feridas na pele. Outra dica é atentar-se à região onde ocorre a coceira. No caso da otite, ela fica concentrada nas orelhas.

8. Tosses, espirros e dificuldade para respirar

Problemas respiratórios, como resfriados e pneumonias, também são comuns entre os coelhos, especialmente entre aqueles cuja gaiola não está protegida contra correntes de ar.  Falando dos espirros, eles ocorrem quando há obstrução das vias aéreas, podendo ocorrer por vários motivos. Porém, se eles se tornarem muito frequentes e vierem acompanhados de tosse e de roncos, procure um veterinário quanto antes para uma avaliação.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Principais cuidados sobre Banho e Tosa

A higiene animal, além de proporcionar uma sensação agradável, é muito importante para a saúde do seu companheiro, pois um bom banho previne muitas doenças. Dessa

Leia Mais