O Veterinário ortopedista é um profissional extremamente especializado e treinado para auxiliar e tratar animais com as mais variadas complicações, fraturas, patologias, rupturas, degenerações e outros. Levando em conta que a maioria dos acidentes com pets resultam em patas quebradas e luxações diversas, fica fácil entender o significado e importância em torno do ortopedista de cachorro.
No geral, o ortopedista de cachorros e gatos irá analisar, diagnosticar e planejar tratamento eficaz na solução ou combate as mais variadas doenças e problemas caninos.
1 – O que é a Ortopedia veterinária?
A ortopedia veterinária é uma especialidade da medicina animal que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (fraturas e luxações) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets. O ortopedista de cachorros é uma especialidade chave no combate às diversas patologias e lesões osteomusculares, que proporciona alívio de dores e mais qualidade de vida aos animais.
Além disso, diversas ferramentas modernas estão gerando cada vez mais resultados positivos no trabalho com ortopedia veterinária nos últimos anos. A introdução de radiografias digitais, ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas são alguns dos mais importantes exames que promovem uma maior assertividade nos diagnósticos da ortopedia animal.
A possibilidade da visualização plena de articulações, ligamentos e estruturas ósseas, em conjunto com a preparação de cada profissional, faz com que as chances de um tratamento eficiente aumentem. Essa é, justamente, a especialidade que irá tratar todo tipo de lesão, desde fratura até luxações que possam debilitar os ossos, musculatura, articulações e ligamentos do seu pet.
2 – Quais doenças o ortopedista de cachorros trata?
Dentre as patologias e lesões mais comuns na ortopedia veterinária estão:
1 – Displasia Coxofemoral: Essa patologia caracterizada pela degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur. Provoca complicações de mobilidade aos pets, dificultando sua locomoção, tanto na caminhada quanto na corrida e pulos. A displasia coxofemoral acomete, em geral, animais de médio e grande porte.
2 – Artrose: a artrose de caracteriza pelas alterações degenerativas na cartilagem articular resultando em lesões na coxofemoral, coluna vertebral, joelhos e cotovelos. Os sintomas mais visíveis são os de dificuldade na realização de tarefas simples como andar, brincar, correr e outros, afetando o espírito natural de dinamismo e alegria do pet por um aspecto de quietude e tristeza.
3 –Ruptura de Ligamento Cruzado: ocorre, na maioria dos casos, após uma ruptura crônica por fadiga progressiva das estruturas do joelho. A ruptura de ligamento cruzado provoca o deslizamento do fêmur sobre a tíbia, podendo ocasionar novas complicações como a lesão de menisco.
4 – Luxação Patelar: é caracterizada pelo desencaixe das articulações da região do joelho, causando muita dor e significativa perda de mobilidade ao pet. Os sintomas da luxação patelar variam de somente dor até rotação extrema do membro. É uma lesão clinicamente dividida em 4 graus distintos e seu tratamento depende da sintomatologia observada em cada caso concreto.
5 – Fraturas e Traumas: causada por diferentes motivos, desde acidentes, batidas mais bruscas e até excesso de peso, são ocorrências bem corriqueiras nos centros de ortopedia veterinária.
6 – Displasia de Cotovelo: é caracterizada pela má formação dos componentes ósseos da articulação do cotovelo, resultando em um desnivelamento entre rádio e ulna ou tróclea mal formada.
7 – Síndrome do Cão Nadador: uma anormalidade no desenvolvimento de filhotes caracterizada pela dificuldade de locomoção. Se manifesta já nas primeiras duas a três semanas de vida, observada pela hiperextensão das articulações dos joelhos e jarrete, além da articulação coxofemoral hiperfletida bilateral. A dificuldade em manter-se em pé logo resultam em fraqueza e debilidade.
8 – Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur: acomete, na maioria dos casos, cães de porte pequeno, exibindo atrofia muscular, encurtamento do membro dolorido e dor ao movimento passivo da articulação do quadril.
3 – Quais animais têm mais propensão para problemas ortopédicos?
Embora todos os cães e gatos possuam certa probabilidade de sofrer com problemas ortopédicos durante a vida, existem algumas características que podem aumentar os riscos de aparecimento de complicações ortopédicas na vida de um animal.
Para os caninos essas características são bastante objetivas, vejamos:
- Cães de grande porte como Rotweiller, Pastor Alemão, Golden Retriever, Dogue Alemão e Labrador Retriever, a displasia coxofemoral é uma possibilidade real, principalmente em detrimento do tamanho avantajado que propicia o desenvolvimento de problemas na região dos quadris;
- Cachorros de pequeno porte como Poodle, Maltês, Pinscher, Lhasa Apso e Yorkshire possuem uma probabilidade maior de sofrer com luxações na patela e necrose asséptica da cabeça do fêmur, causando desconforto na região dos joelhos;
- Cachorros de porte pequeno e alongados, como os cães da raça Dachshund tem maior probabilidade de problemas relacionados à hérnia de disco, justamente em função do longo comprimento de suas colunas.
4 – Quais os exames mais requisitados na ortopedia animal?
Os principais exames requisitados e realizados pelo especialista em ortopedia veterinária vão desde raios-x digitais e radiografias tradicionais, até ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas que possibilitem a visualização mais plena de ligamentos, articulações e estruturas ósseas dos pets, ampliando, assim, as possibilidades de estruturar uma recuperação mais eficaz e menos invasiva possível.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.