História
O weimaraner foi criado na região de Weimar, Alemanha, em fins do século 18. Com uma provável contribuição do bloodhound, do schweisshund vermelho e de pointers, seus possíveis ancestrais, o weimaraner foi criado para ter habilidades de caça excepcionais, além de velocidade, coragem e faro apurado. A nobreza de Weimar era fortemente adepta aos esportes e à caça – inclusive de grandes animais como ursos, veados e até mesmo animais aquáticos (sim, o weimaraner é um excelente nadador e adora água!).
O primeiro clube oficial de criação e manutenção da raça foi criado na Alemanha em 1897. E suas regras eram estritas: a adoção do weimaraner era permitida somente a quem fosse membro. Há registros, inclusive, que indicam que a possessividade alemã chegava ao extremo de proibir a venda e comercialização do weimaraner para outros países.
Essa restrição era tão impositiva que somente em 1929 autorizaram o ingresso no clube de um americano, Howard Knight. Knight queria levar a raça para a América, mas inicialmente só conseguiu dois cães estéreis. Depois de muita luta, ele conseguiu 4 cachorros aptos para a procriação em 1938. Em 1942 foi criado o Weimaraner Club of America e em 1943 a raça foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club (AKC). Hoje, nas competições da raça, os weimaraners norte-americanos são maioria.
Características
O padrão de cores da raça weimaraner geralmente apresenta pelagem na cor cinza, incluindo as gradações até o prata, com orelhas e cabeça de tonalidade um pouco mais claras. São permitidas pequenas manchas brancas no peito e nos dedos, e alguns weimaraner podem ter pelo marrom, mas não são comuns.
Temperamento do weimaraner
Uma raça de temperamento feliz, o weimaraner gosta de estar com a família. Apesar de ter sido criado para ter habilidades de caça excepcionais, sua evolução doméstica acabou fazendo com que se tornasse dependente dos humanos. Apesar disso, sua resistência física e porte forte continuam sendo ótimos para quem pretende adotar um cão de caça ou de guarda.
Outra coisa que você precisa ter em mente se quiser adotar um weimaraner é que ele tem muita energia. Então é melhor criá-lo em lugares com bastante espaço, para que ele possa se exercitar e ser estimulado continuamente.
O weimaraner late muito?
O weimaraner não tem o costume de latir, mas pode ser um pouco chorão. De novo, ele gosta mesmo de ter gente por perto, e não suporta muito bem ser deixado sozinho em casa. E isso pode desencadear uma síndrome de ansiedade pela separação. Se a raça apresentar esse comportamento, é indicado estabelecer uma rotina de adestramento para que ele suporte ausências e para tentar diminuir seus latidos ou uivos.
Quando não devidamente treinado para suportar a solidão, o weimaraner pode ficar ansioso, e isso pode levá-lo a manifestar um comportamento destruidor. Alguns weimaraners podem, inclusive, se machucar para aplacar sua ansiedade.
Se bem treinado e cuidado, o weimaraner é um amor de “pessoa”. Sua natureza é calma e tranquila, ele adora brincadeiras, e está sempre buscando a companhia e o carinho de seu tutor. Mas como é um cachorro de porte físico forte e atlético, ele precisa de muito exercício, o que pode ajudar também a reduzir o seu nível de ansiedade. Ele tende a ser um lorde, nem um pouco desastrado – o que faz de seu nível de agitação mamão com açúcar de lidar.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.