Os pequenos e destemidos yorkshires, também conhecido como york ou yorkie, são lindos cães de companhia, muito inteligentes e dóceis, sendo a 3ª raça mais popular no Brasil. Suas dimensões reduzidas (os cachorros da raça têm menos de 20 cm!) e fácil adaptação o tornam ideal tanto para tutores que moram sozinhos, como para lares com grandes famílias e crianças. Esperto e brincalhão, o yorkshire também atua como cão de guarda, alertando sobre presenças e barulhos estranhos.
A personalidade dessa raça requer um líder que imponha regras e dê comandos com voz firme – ou então ele vai passar a apresentar comportamentos inadequados, como puxar a coleira durante o passeio, frequentar áreas da casa não permitidas e fazer xixi e cocô no local errado.
Original da Inglaterra, pesa em média 2 a 3 kg, chegando proximo dos 20 cm de altura e vivendo entre 12 e 15 anos.
História
O yorkshire terrier que conhecemos hoje foi criado na cidade de Yorkshire, em meio à Revolução Industrial. A raça é o resultado da mistura de outros terriers, muitos deles vindos da Escócia, acompanhando seus donos, que buscavam emprego em fábricas locais.
Assim como os seus semelhantes terriers, o yorkshire tinha grande importância na cidade e no campo. Ele contribuía com a caça de ratos e insetos, que espalhavam doenças e atacavam os estoques de alimentos. Além desses, pequenos animais como coelhos e esquilos poderiam ser caçados – um reforço na alimentação das famílias. A raça foi reconhecida oficialmente como yorkshire terrier pelo Kennel Clube Britânico em 1874.
Cores da raça Yorkshire
Os filhotes de yorkshire terrier costumam ter a pelagem marrom, preta e castanha, mas quando crescem exibem lindos tons de preto e dourado, preto e castanho ou azul aço e dourado. Um detalhe interessante é que os pelos castanhos são mais escuros na raiz e vão clareando na direção das pontas.
Temperamento do yorkshire terrier
O yorkshire terrier é uma raça cheia de energia, não se engane com o tamanho: yorkies são corajosos, determinados e investigativos. São do tipo que gosta de alertar o dono quando há algo estranho (campainha, barulho no corredor etc.) e que adora um colo. O alto nível de adaptação faz com que ele espelhe as pessoas da casa: se forem agitadas ou calmas, ele adotará a mesma linha de comportamento. Embora tenham sido criados como cão de caça, deixaram a força de trabalho para se tornarem cães de companhia em famílias da alta sociedade europeia. Se saíram muito bem nessa missão e hoje ocupam posição de destaque no quesito popularidade.
O yorkie é muito inteligente e não exige grande esforço no adestramento, que ajuda especialmente quando ainda é um filhote curioso e cheio de disposição. Ele precisa entender quem é o líder da casa para que não desenvolva a Síndrome do Cão Pequeno – distúrbio comportamental de cães de pequeno porte expresso por comportamentos inadequados, como fazer xixi e cocô no local errado, pular em locais onde não tem permissão para ir (como o sofá ou a cama!), puxar a coleira durante as caminhadas, entre outros.
O yorkie late muito?
O yorkie é muito leal ao tutor e gosta de alertá-lo quando acontece algo de diferente, como um ruído, por exemplo. Por isso, também pode ser considerado um cão de guarda. Como para um cachorro muitas coisas podem ser novidade, inclusive a voz de um vizinho, o latido pode ser frequente e, caso e se torne um problema, um pouco de treinamento pode ajudar a amenizar o problema.
Cuidados
Os principais cuidados com o yorkshire terrier envolvem os longos pelos, que demandam manutenção frequente. Fora isso, a atenção com um cachorro dessa raça não é muito diferente da exigida por outras raças de cachorro.
– Colo: ele adora colo, mas não deve ser sempre carregado. O hábito pode causar problemas de coluna e comportamento inapropriado, como latir sem motivo para outras pessoas e animais.
– Banhos: dois banhos ao mês são suficientes – e a água deve estar morna! Evite o excesso shampoo, que pode provocar dermatites (irritações na pele).
– Pelos: como o pelo da raça yorkshire terrier é longo, a escovação deve ser diária. A ocasião é perfeita para estreitar laços com o cachorro, que vai ficar muito feliz com o carinho. Os pelos devem ser aparados para não atrapalharem a movimentação das patas. A tosa higiênica ajuda a mantê-lo limpo por mais tempo.
– Orelhas: devem ser checadas regularmente para que não haja acúmulo de cera ou sujeira, que provoca infecções.
Saúde
Alguns problemas de saúde podem acontecer com o yorkshire terrier, apesar de se tratar de uma raça geralmente saudável. Alguns cuidados são necessários para manter a saúde do yorkie em dia. Confira os principais:
– Tamanho do Yorkshire: o yorkshire terrier é pequeno e delicado. Evite puxar a guia bruscamente na hora de passear e brincadeiras que envolvam força física não condizente com o seu porte.
– Dentes: a escovação diária reduz a formação de tártaro e a consequente queda e quebra precoce de dentes.
– Joelhos: como o yorkie tem muita energia, pode sofrer com a luxação de patela.
– Olhos: a raça tem tendência a desenvolver infecção nos olhos, por isso é importante ficar atento.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.