Geralmente, os cães branquinhos são os primeiros a serem comprados e adotados pelas pessoas que buscam a companhia de um pet. Mas será que elas sabem diferenciar um cão de pelagem toda branca de um albino?
O organismo do cachorro albino não produz melanina, pigmento que dá cor à pele, aos pelos e aos olhos. Os albinos têm total ausência de pigmentação. Eles até têm a célula melanócito, mas esta não consegue produzir os grânulos de pigmento (melanina). Os brancos têm pigmentação reduzida, mas podem apresentar manchas pigmentadas em algumas áreas, como nas mucosas, por exemplo.
Para diferenciar, repare se ele tem ausência de pigmentação:
- No focinho – quase da mesma cor da pele;
- Nas unhas e coxim (almofadinhas);
- Nos olhos – azul-claro;
- Na pelagem e na pele – bem branquinhas.
Quais cuidados o tutor deve ter com um cão albino?
Como eles não têm pigmentação, o sol é extremamente prejudicial.
- Ele deve evitar ao máximo o contato com o sol, mesmo em períodos de menor intensidade;
- Uso de protetor solar sempre, mesmo dentro de casa;
- Shampoos hidratantes ajudam nesses casos, pois hidratam mais a pele dele, que já é mais sensível;
- Não precisa ser feito nenhum check-up específico.
Quanto a visão, a ausência de melanina nos olhos parece dificultar o filtro da luz e atrapalhar na visão dos cães albinos. Por isso eles são extremamente sensíveis à iluminação.
Qualquer raça pode ser acometida, mas Border Collie e Bulldog Alemão são duas raças que parecem apresentar um número maior de casos, mas não significa predisposição. Como é problema de origem genética, todo albino não deve ser usado para reprodução.
Pequenos cuidados citados anteriormente ajudam na qualidade de vida do pet albino.
- Quando for passear com o seu pet não deixe de usar protetor solar, saia em horários mais frescos, como no início da manhã ou no finalzinho da tarde, para que ele não tenha contato direto com a luz solar forte.
- Em casa, deixe ele ficar em locais que tenham sombra e sem excesso de claridade.
- Leve-o para check-ups no veterinário e acompanhe de perto se está tudo bem com a pelagem e principalmente com a visão e com a audição do seu bichinho.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.