História
O cachorro terra nova, sem dúvida, é o primeiro a marcar a presença quando o assunto é trabalho. Sua capacidade, desenvoltura e habilidade fazem dessa raça inigualável no quesito cães trabalhadores. E a prova disso está em sua história. Nascidos na ilha de Newfoundland, no Canadá, esses animais de estimação já ganharam o seu sustento transportando cargas pesadas, caçando animais até maiores que eles mesmos e protegendo sozinhos terras inteiras.
Mas é na água que ele ganha destaque histórico e se diferencia de qualquer outro cachorro por aí. Diante de situações dramáticas como naufrágio e afogamento, se mostrou um exímio nadador. Diversas pessoas foram salvas graças as capacidades dessa raça. Para surpreender ainda mais, nem mesmo os mares congelantes conseguiram impedir o terra nova de realizar, no passado, as suas tarefas com toda habilidade. Por isso, se gaba por trazer um novo conceito de cão trabalhador! Diz a lenda que “o que o São Bernardo é para os Alpes, o Terra Nova é para as águas geladas do Atlântico Norte”.
Com essas características tão particulares da raça, a pergunta que se apresenta é: quem são seus ancestrais? A resposta é incerta até hoje. Há quem diga que descenda dos cães de montanha Pirineus e algumas evidências apontam uma semelhança com o Labrador. O fato é que a raça terra nova foi introduzida pelos Vikings e desenvolvida na ilha canadense. Lá os cachorros terra nova evoluíram para se adequar ao local e se tornar um dos animais mais admirados do mundo.
Características
De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia, as cores oficiais do terra nova são preto, branco e preto e marrom com algumas ressalvas em cada coloração.
O corpão enorme e forte do terra nova traz um contraste curioso com a seu comportamento e aparência bondosa e serena. É exatamente esse conjunto físico de músculo e gentileza que forma as características dessa raça. Por consequência, esses cães apresentam o temperamento alegre, gentil e cuidadoso. De acordo com o American Kennel Club, a doçura em sua índole é a marca mais importante do cachorro terra nova.
Portanto, esqueça a ideia de que cães grandes são violentos. O terra nova em casa é muito brincalhão, carinhoso e leal à família. Sua inteligência também é digna de admiração, embora necessite de paciência para ser treinado. Outra qualidade bastante particular dessa raça é a sensibilidade. Alguns especialistas afirmam que as emoções e expressões dessa cão são semelhantes às dos humanos.
Cuidados
O cuidado número um com o terra nova é dar atenção e muito carinho! Ele é muito apegado à família, a presença humana é bem importante para a mente e o emocional dessa raça. Também é necessário fornecer um ambiente amplo em que ele possa estar livre.
A pelagem do terra nova é super gostosa, mas esse casaco pesado requer muito cuidado. A escovação deve ser feita uma a duas vezes por semana. Também é importante fazer uma revisão completa com um pente para remover pelos mortos e evitar a formação dos terríveis nós. Esse esforço deve ganhar mais intensidade durante a troca de pelo. Já os cães castrados têm a tendência de soltar mais pelos, portanto, provavelmente a frequência da escovação deverá ser maior.
Exercícios físicos
Listado na categoria de cães trabalhadores, o terra nova é uma raça vigorosa que precisa praticar exercícios físicos e fazer passeios regulamente. A falta ou a insuficiência de atividades pode prejudicar a sua saúde física e mental. Além disso, o tédio pode gerar uma agressividade incomum à raça. Por isso, uma rotina de passeios na vida do seu terra nova é fundamental.
O terra nova é um cachorro doce, gentil e calmo. Mas isso não significa que eles gostem de uma vida pacata. A raça adora momentos de descontração e tem muita energia, que precisa urgentemente ser dissipada. Portanto, prepara-se para passear cerca de 24 km por semana. É recomendável ainda que essas caminhadas ou corridas ocorram duas vezes por dia. Isso ajudará a deixar o corpo e a mente desses cães saudáveis. Além disso, brincadeiras e um ambiente enriquecido com atividades são indispensáveis para eles. Uma boa dica é apostar em jogos de puxar e nadar. Mas, já avisamos que eles são muito bons nisso e provavelmente ganharão todas as rodadas!
Saúde
O terra nova é uma raça bastante saudável. Mas como todo cachorro, infelizmente, pode enfrentar problemas de saúde em sua vida. Algumas doenças são facilmente evitáveis e tratadas, por isso, é importante sempre adquirir o seu pet de criadores responsáveis.
Sistema digestivo: condição que coloca o cachorro terra nova em risco de vida, a torsão gástrica ou inchaço provoca distensão do estômago, por gases ou ar, e depois uma espécie de torsão. O cão é incapaz de vomitar ou se livrar desse ar, prejudicando o fluxo de sangue para o coração. Por conseguinte, a pressão arterial pode cair muito, podendo fazer o cão entrar em choque e até morrer.
Cotovelo: a displasia do cotovelo é uma doença hereditária que ocasiona a má formação na cartilagem ou nos ossos da articulação. Essa doença provoca dores crônicas e deixa o animal propenso a desenvolver artrite.
Quadril: doença genética, assim como a anterior, a displasia do quadril causa uma má concepção das articulações do quadril, que causa dor e aumenta as chances de acarretar artrite e a perda da mobilidade.
Coração: essa raça de cachorro pode desenvolver problemas cardíacos como a estenose aórtica subvalvar. É uma doença causada pela alteração na conexão entre o ventrículo esquerdo e a aorta. A condição merece atenção porque pode provocar desmaios e até morte súbita.
Curiosidade
Astro da literatura e do cinema: muita gente acha que Nana, a cadela do clássico Peter Pan, é um são bernardo. Mas não é: a personagem é, na verdade, terra nova! Foi a raça de cachorro terra nova que chamou a atenção do dramaturgo J. M. Barrie a criar Nana em sua mais conhecida obra infantil.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.