Cuidados com cães e gatos durante o inverno

Basta uma mudança brusca na temperatura para nossa saúde piorar. Sentimos a garganta arranhando, uma dorzinha de cabeça, talvez uma coriza leve incomodando o nariz ou até um incômodo no ouvido. No mundo animal, não é diferente. A chegada do clima mais frio é causa certa para quedas não apenas nas temperaturas, mas também na imunidade dos bichinhos de estimação.

Problemas respiratórios, gripe e dores articulares são as ocorrências mais comuns enfrentadas pelos animais durante o inverno. No caso da gripe, os sintomas são bem parecidos com os dos humanos, incluindo espirros, olhos lacrimejantes e falta de apetite.

A boa notícia é que, se agirmos corretamente, os riscos dessas complicações aparecerem são bem menores! Por isso, preparamos algumas dicas para proteger seu pet durante a estação mais fria do ano. Confira abaixo:

  • Para os animais que ficam fora de casa: A primeira medida a se tomar para os animais que dormem ou passam a maior parte do tempo fora de casa é verificar a casinha. Veja se o animal tem um abrigo seguro, sem goteiras ou humidade, afastado do vento e com bastante exposição ao sol. Se houver algum cobertor ou almofada que você deixa dentro da casinha, certifique-se de que não estejam úmidos ou molhados (o mesmo vale para as roupinhas adotadas por alguns animais no dia a dia). O ideal seria trocá-los toda semana para manter em dia a saúde da pele e dos pelos do animal.

Caso seu bichinho seja daqueles que adoram perambular pela rua, mantenha-se atento ao retorno dele. Se voltar molhado ou úmido, seque-o com uma toalha ou secador em temperatura amena para evitar resfriados e doenças de pele. O mesmo vale para os banhos dados em casa (com água morna, claro). Uma boa ideia é suspender a tosa até que as temperaturas aumentem um pouco.

  • Para os animais que ficam dentro de casa: Animais menores, geralmente mantidos dentro de casa, precisam de cuidado principalmente com mudanças bruscas de temperatura. Muitos deles transitam de um cômodo quentinho para outro mais gelado (como do quarto para a cozinha, ou do interior da casa para o jardim) e o uso de uma roupinha adequada pode ajudar a mantê-lo aquecido durante os dias mais frios.

A Dra. Jéssica Vendrame indica cuidado também com a quantidade de alimentos ingeridos, uma vez que o pet fica mais preguiçoso no inverno, podendo engordar. Insista nos passeios e nas brincadeiras como forma de atividade física. Além de queimar as calorias extras, o exercício manterá o animal aquecido. Na hora do passeio, prefira os horários com maior incidência solar e menor probabilidade de rajadas de vento.

Por fim, observe seu animal. Você o conhece como ninguém! Perceba se seu pet está quieto demais, se apresenta chiado ou dificuldade ao respirar, se tem se alimentado bem e tomado bastante água. Na dúvida, consulte um veterinário de confiança e não automedique. É importante também manter a vacinação de seu animal em dia como forma de prevenção.
Ah, uma boa maneira de manter seu pet aquecido é dar muito colo, amor e carinho. Essa é uma medida infalível!

Lembrando, a Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop), atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 hora ) por dia, sete (7) dias da semana. Contando com ótimos veterinários e veterinárias especializados, para atendimento rápido a qualquer momento do dia ou da noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia, além de fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias, incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para o seu pet, exames laboratoriais diversos, como hemograma, bioquímico, teste rápido, entre outros. Venda de produtos como, caminhas, caixa de transporte, ração, remédios e medicamentos veterinários, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca, atendimento domiciliar, com ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece, aí na sua casa, tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, que cabe no seu bolso, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece, pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Mielopatia Degenerativa em Cães

A mielopatia degenerativa é um doença crônica de caráter lentamente progressivo e que acomete normalmente cães idosos e de grande porte como Pitbull, Pastor Alemão,

Leia Mais

Lilly-Rose: A Cadelinha Salva-vidas!

Com certeza a cadelinha Lilly-Rose assistiu algumas temporadas de Grey´s Anatomy ou Dr. House, afinal como poderíamos explicar um cachorro fazer uma massagem para desengasgo

Leia Mais