Nosso Blog - Categorias

Gripe Canina, tudo sobre a doença!

Durante as estações chuvosas, uma doença muito frequente em nossos pets é a gripe canina, que ainda desperta muitas dúvidas vários tutores. Semelhante a gripe humana, essa enfermidade respiratória costuma apresentar apenas sintomas leves. Mesmo assim, é preciso ter cuidado!

Assim como acontece com humanos, quando estamos gripados, a falta de cuidados contribui para a evolução da doença, e a apresentação com outras complicações, como a pneumonia. Por isso, a PataAmar preparou um guia completo sobre essa doença. Vamos lá?

Afinal, o que é a gripe canina?

A doença, também chamada de influenza canina, é um problema respiratório causado por um tipo especifico de germe, o Vírus Influenza A. Muito contagioso, esse vírus é mais frequente durante as estações chuvosas e deixa de ser tão preocupante nos meses mais secos.

No geral, a gripe em cachorros não costuma colocar em risco a vida do animalzinho de estimação, mesmo assim, é importante levá-la a sério. Além de poder evoluir para quadros mais graves, ela também costuma causar muito desconforto ao paciente. Para entender melhor, basta lembrar da última vez que você ficou gripado.

Como ocorre o contágio?

O contágio ocorre quando o cão tem contato com o vírus. As formas mais comuns de transmissão da gripe são:

  • convivência com um animal contaminado;
  • compartilhamento de bebedouros e comedouros com animal doente;
  • contato em parques, áreas de recreação e outros espaços, principalmente fechados, com animal que tenha o vírus.

A imunidade do cachorro, junto com a virulência do vírus, vão determinar se ele apresentará ou não manifestações clínicas da doença, e qual será sua intensidade. Por isso, a gripe em cães é mais comum durante estações chuvosas e meses mais frios, nos quais as defesas do organismo tendem a cair.

Mas é importante lembrar, apesar de contagiosa, a gripe canina não passa para humanos, sendo um risco apenas para outros pets. Dessa forma, é importante não dar nenhum tipo de medicamento humano para cachorro gripado, e sempre procurar a ajuda de um veterinário

Sintomas da Doença

A gripe canina tem sintomas clássicos, assim como a gripe humana. Segunda a médica-veterinária da PataAmar, Dra. Jéssica Vendrame, os sinais mais comuns da influenza em cachorros são:

  • coriza;
  • apatia;
  • febre;
  • tosse persistente;
  • perda de apetite;
  • olhos lacrimejantes.

Apesar de tudo isso, devemos avisar que nem todos os cachorros apresentam os seis sintomas dessa lista. Fique atento e, na dúvida, leve seu pet ao veterinário e garanta um diagnóstico precoce, que pode ser importante para o tratamento.

Diagnóstico e Tratamento

Ao perceber que seu animalzinho apresenta um ou mais sintomas de gripe, procure um médico-veterinário assim que possível. Esse profissional, depois de uma conversa com alguém da família, um exame físico e, eventualmente, alguns exames laboratoriais, poderá diagnosticar qual o problema do seu pet, e se for o caso, confirmar um quadro de Gripe Canina.

Assim como acontece com a gente, muitas vezes, a gripe desaparece após alguns dias. Entretanto, para que seu cachorrinho se recupere de forma rápida e saudável, alguns cuidados fundamentais devem ser tomados.

É sempre importante oferecer muita água e garantir uma alimentação saudável e equilibrada. Em alguns casos, o veterinário pode receitar alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos, conforme observar a gravidade e evolução da doença. Com as recomendações de um especialista, é possível livrar rapidamente seu pet dessa doença com a ajuda de um tratamento rápido e eficaz.

Devo me preocupar?

Um cachorro com gripe costuma ficar carente e manhoso. Por mais que ver o seu melhor amigo desanimado e abatido seja de cortar o coração, não se preocupe: a gripe canina é uma doença simples e não costuma trazer graves consequências. No entanto, é necessário seguir o tratamento receitado à risca, além de ficar atento para o surgimento de qualquer sinais de melhora ou piora do quadro.

O que fazer para prevenir a doença?

Para quem deseja proteger seu cãozinho da gripe, a Dra. Jéssica Vendrame recomendam a manutenção da imunidade com o fornecimento de boa alimentação e muita água. Lembre-se de que manter a vacinação do pet e a vermifugação em dia são cuidados essenciais para assegurar boa saúde ao animal.

Para garantir que seu filho de quatro patas fique longe do vírus da gripe, uma boa notícia: Na Clínica Veterinária PataAmar, é possível encontrar vacinas contra a doença 24 horas por dia, deixando seu amigo ainda mais seguro.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia.

Temos ainda, fisioterapia veterinária, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade.

Disponibilizando ainda taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece.

Além disso, inauguramos nosso novo espaço, o Recanto PataAmar, oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal.

Contamos ainda com Creche para cachorros de todos os portes brincarem enquanto você estiver no trabalho. Petshop e Hotel para cães e gatos (para quando precisar viajar), em um local aconchegante e seguro para os seu amigo de patas poder relaxar e se divertir.

Pois aqui elevamos o cuidado veterinário à um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Cão Obeso, o que fazer?!

A obesidade é um problema que deve ser levado a sério, tanto para os humanos quanto para os pets, pois o excesso de peso pode

Leia Mais