Nosso Blog - Categorias

Posso dar Espinafre para meu coelho?

Em geral, o espinafre é considerado alimento muito saudável para seres humanos. Porém, nem tudo que é benéfico para nós é recomendado para outras espécies. Nesse sentido, você sabe se coelho pode comer espinafre?

Faz mal ou não dar espinafre para coelho?

Coelho pode comer espinafre sim, pois o alimento é um dos vegetais nutritivos que podem ser oferecidos de duas a três vezes por semana. O espinafre é uma das folhas que contribui para a saúde e para uma alimentação mais variada dos coelhos, sendo que os cuidados com a quantidade e a melhor maneira de servir são fundamentais para garantir a segurança do alimento, evitando contaminações e outros problemas.

Também é importante ressaltar que as verduras não devem ser oferecidas isoladamente, como base da alimentação. O feno juntamente com a ração específica para os animais é extremamente importante porque é balanceada de acordo com a necessidade da espécie. Sendo assim, caso tenha dúvidas sobre o que coelho pode comer, prefira os alimentos extrusados e feitos especificamente para os dentuços.

As principais vitaminas e minerais do espinafre

Proteínas, carboidratos e lipídios são fundamentais para a saúde interna dos coelhos. Além disso, assim como acontece conosco, eles também precisam de uma série de micronutrientes, como vitaminas e minerais, dos quais depende o bom funcionamento de seu organismo.

Quanto ao espinafre, ele é rico principalmente nas vitaminas A, K e do complexo B. No entanto, é importante ressaltar que, ao contrário do nosso, o organismo dos coelhos saudáveis já é capaz de sintetizar as duas últimas substâncias no sistema gastrointestinal. Além de vitaminas, o espinafre também é rico em ferro, cálcio, fósforo e potássio.

A respeito do aporte de nutrientes, contudo, vale destacar que as rações específicas para coelhos em geral são balanceadas levando em conta a dose diária recomendada para a espécie. Da mesma maneira que a deficiência, o excesso de vitaminas também é prejudicial ao organismo.

Em caso de mudanças na aparência e no comportamento do seu amigo, não tente resolver o problema sozinho. Procure um veterinário com urgência.

Cuidados ao servir vegetais e outros alimentos

O primeiro cuidado ao introduzir um novo vegetal na dieta do coelho é certificar-se de que se trata de um alimento permitido para a espécie. Além de espinafre, outras hortaliças recomendadas são agrião, rúcula, couve e acelga. Já alface e repolho devem ser evitados.

Mas mesmo em se tratando de alimentos permitidos para coelhos, é recomendado que a introdução seja feita aos poucos, de maneira gradual, especialmente no caso de filhotes, pois eles podem apresentar diarreia.

Feito isso, lembre-se que frutas, verduras e legumes devem ser oferecidos em bom estado de conservação e muito bem lavados, para evitar contaminações. Alimentos não consumidos em até duas horas devem ser removidos para que não oxidem e não atraiam insetos ao ambiente.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Você conhece o camundongo Hairless?

Animais com características incomuns sempre chamaram a atenção das pessoas. Basta pensar nas inúmeras matérias sobre animais albinos, assim como a fama de raças como

Leia Mais

Como tratar Artrose Canina.

A artrose canina é caracterizada como uma doença degenerativa das articulações, sendo a causa de dor crônica. Ele atinge, em sua maioria, cães idosos, mas existe

Leia Mais