Nosso Blog - Categorias

Saiba tudo sobre gestação em gatas

O primeiro cio das gatas costuma ocorrer com sete meses de idade e o tempo de duração pode variar conforme o ambiente onde ela vive, podendo em alguns casos retardar a chegada da puberdade. Geralmente, a partir do oitavo mês de idade, a gata já está preparada para o acasalamento e o período de gestação ocorre em um intervalo de 60 dias.

A gestação

É mais fácil conseguir prever a data do parto quando se sabe exatamente o dia do cruzamento, infelizmente as gatas que ficam soltas nas ruas ou que tem acesso a rua é mais difícil saber a data exata. Nesses casos, devemos observar alguns sinais clínicos que podem nos indicar uma gestação, elas podem ficar menos ativas, podem perder o apetite por alguns dias, a barriga incha e os mamilos ficam inchados e rosados.

Qualquer suspeita de gestação deve ser informado ao médico veterinário para ter uma acompanhamento correto com o auxilio de exames complementares. No ultrassom é possível observar a vitalidade do feto e ter uma previsão da data do parto, já na radiografia é possível contar os filhotes e saber o número exato de bebês no momento do parto.

No período de gestação deve ter alguns cuidados, evitar acidentes, ou seja, ter o cuidado com que o pet não escale e pule de lugares muito alto, evitando o aborto. Fornecer alimento de qualidade para que a mãezinha não perca nutrientes ou debilite neste período e evitar momento de estresse.

Momento do parto

Poucos dias ou poucas horas antes do parto a gata irá procurar um local mais tranquilo e confortável, com isso é recomendado deixar uma caixa ou um espaço apropriado, arejado, com pouca luminosidade e barulho para que ela possa passar esse processo.

É muito importante ter um veterinário no qual possa consultar neste período, pois qualquer complicação no parto pode estar entrando em contato para tirar dúvidas e ter uma assistência caso ocorra algum problema. Muitas vezes a natureza do animal irá se encarregar na hora do parto, mas sempre é indicado o acompanhamento em uma clínica veterinária, uma vez que alguma complicação pode ocorrer e a intervenção de um profissional seja necessária. Caso perceba qualquer sintoma diferente ou que a gata esteja em sofrimento é indicado procurar um médico veterinário.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia.

Temos ainda, fisioterapia veterinária, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade.

Disponibilizando ainda taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece.

Além disso, inauguramos nosso novo espaço, o Recanto PataAmar, oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal.

Contamos ainda com Creche para cachorros de todos os portes brincarem enquanto você estiver no trabalho. Petshop e Hotel para cães e gatos (para quando precisar viajar), em um local aconchegante e seguro para os seu amigo de patas poder relaxar e se divertir.

Pois aqui elevamos o cuidado veterinário à um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens