Ao pensar em aquário, a primeira imagem que virá à cabeça é a de um peixinho dourado, não é? Uma das espécies mais comuns nos aquários ornamentais, o peixinho parece ser fácil de cuidar, mas, na verdade, não é bem assim. A seguir, vamos aprender tudo sobre esse animalzinho aquático, também chamado de Kinguio!
Origem do peixe dourado de aquário
A origem dos Kinguios é frequentemente associada ao Japão. Entretanto, acredita-se que os primeiros peixes dourados domésticos tenham surgido na China há mais de 2 mil anos, a partir da carpa prussiana. Naquela época, eles eram criados em tanques e lagos ornamentais, e acreditava-se que fossem sinal de sorte e fortuna.
Diz a lenda que, no início, somente membros da Dinastia Sung podiam tê-los em seus lagos. Já a partir de 1600, a espécie foi para a Europa, de onde se espalhou para o resto do mundo, tornando-se uma das espécies mais populares nos aquários ornamentais.
Características do peixe dourado
Quem procurar por carpa prussiana na internet pode se assustar ao se deparar com um peixe cinza. De fato, a coloração alaranjada que conhecemos hoje, e que garante o nome popular ao Kinguio, surgiu a partir de mutações e de cruzamentos seletivos.
Com tamanho que pode variar entre 10 e 40 cm, o peixe dourado de aquário tem dois pares de barbatanas duplas e outras três barbatanas únicas. Ele também chama a atenção por seus olhos grandes e esbugalhados e por não possuir escamas em sua face.
O peixe dourado de aquário pode crescer bastante?
Essa é uma dúvida que muita gente tem. Pois, é comum vermos somente o peixe dourado pequeno. Mas dependendo dos cuidados recebidos, o Kinguio pode, sim, alcançar um tamanho considerável. De acordo com o Guinness, o livro dos recordes, o maior peixe dourado de aquário já encontrado vivia num aquário na Holanda e tinha um comprimento de 47 cm.
Além do fator genético, o crescimento do peixe de aquário dourado depende principalmente de condições do ambiente onde está, como: tamanho do aquário, alimentação e parâmetros de água adequados, com destaque para temperatura e pH.

Quanto tempo vive um peixe dourado?
Diferentemente do que muitos acreditam, o kinguio é um peixe que vive bastante. Estima-se que ele possa viver entre 10 a 25 anos num aquário ornamental. Mas, infelizmente, é muito comum ouvir falar em peixes dourados que não passaram de um mês de vida. Isso acontece geralmente devido à falta de cuidado adequado. Por se tratar de um peixe de baixo custo, ele frequentemente é vendido como uma opção barata e resistente para iniciantes.
Com frequência, esses peixes são mantidos em recipientes inapropriados, como o globo de vidro, sem qualquer preocupação com parâmetros da água e limpeza do aquário. Isso diminui drasticamente a qualidade e a estimativa de vida do Kinguio (e de qualquer outro peixe).
Principais cuidados com o peixe dourado
Como visto, o bem-estar e a longevidade do peixe dourado em aquário dependerá de cuidados apropriados de higiene, alimentação e parâmetros da água. É verdade que o peixe dourado é um peixe relativamente resistente, suportando melhor que muitas espécies variações de pH e de temperatura. Mas isso não significa que seja recomendado criá-lo em qualquer recipiente.
Além de fazer a manutenção dos parâmetros da água (temperatura e pH), também é muito importante ter uma boa filtragem e oferecer ração própria para a espécie. Isso porque o Kinguio é uma espécie que faz mais sujeira que o habitual, o que eleva os níveis de amônia da água. Inclusive, essa é uma das principais causas de óbito desses peixinhos em aquários ornamentais.
Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.





