Se você está se questionando o que coelho come, possivelmente está em busca da melhor dieta para seu orelhudo. Quem tem um coelhinho de estimação em casa sabe que esse pet pode ser um tanto comilão!
A base para cuidar de um pet é aprender sobre a alimentação. Então, por que não começar perguntando o que coelho come, não é mesmo? Principalmente se você está pensando em ter esse animalzinho como companheiro, esse é um bom ponto de partida. Então, o que coelhos podem comer? Eles precisam de certo equilíbrio de nutrientes. Uma alimentação descuidada pode levar a sérios problemas de saúde.
Ração
Se você está montando o cardápio do seu pet orelhudo e imaginando o que coelho come na natureza, é melhor mudar de ideia. Nas casas e nos apartamentos, esse animalzinho vive uma vida mais tranquila. Mesmo que ele adore brincar e correr, dificilmente terá o gasto energético de um coelho selvagem.
Por isso, a ração para coelho é importante na alimentação do pet. Esse produto é preparado por especialistas e contém todos os nutrientes necessários, distribuídos de forma equilibrada.
Inclusive, você sabia que, no caso desses animais, os alimentos extrusados são as melhores opções? Por sorte, é fácil encontrar esse tipo de ração nas lojas especializadas.
Feno
O feno tem uma função muito importante para o hábito alimentar dos coelhos. Como possui alto teor de fibra, auxilia a regular o intestino e dar a sensação de saciedade. Além disso, possui um valor calórico muito baixo, por isso, os orelhudos podem comer à vontade, sendo um alimento que simplesmente não pode faltar no cardapio dele!
Outras opções
A ração e o feno são muito importantes, porém, isso não significa que os vegetais estão proibidos para esse pet. Quando preparamos da forma correta, eles também podem ser deliciosos e nutritivos!
Por isso, se você quer diversificar a alimentação do seu coelho, não se preocupe que é possível. Lembre-se que apenas os alimentos abaixo devem ser oferecidos apenas como petisco.
Verduras
As folhas estão entre os alimentos preferidos do coelho! Então, na hora de se perguntar “o que coelho come?”, além da ração, ofereça uma deliciosa salada, mas sem utilizar sal e qualquer outro tempero. Também evite oferecer vegetais muito aguados, como alface, já que eles podem soltar o intestino.
Assim, se você quer dar algumas verduras diferentes, já anote as comidas liberadas para coelho: rúcula, couve, acelga, chicória, almeirão, manjericão, talos e folhas de cenoura.
Frutas
Quem não adora uma fruta fresquinha? Os coelhos também são fãs dos vegetais! Entretanto, lembre que algumas frutas possuem alto teor de açúcar. Por isso, ofereça sempre com moderação. Entre as liberadas, podemos citar: maçã, morango, pêssego e manga.
Legumes
Ao pensar na alimentação dos coelhos domésticos, logo vem a pergunta: esses peludinhos comem cenoura? De acordo com especialistas, essa raiz está liberada para os pets, desde que seja oferecida em pequenas quantidades. Outros legumes para coelhos são: pimentão, beterraba e abobrinha.
O que coelhos não podem comer?
Agora que você já viu a lista de o que coelho pode comer, é hora de conhecer os alimentos proibidos. Alguns alimentos comuns podem causar problemas de saúde para eles, por isso, é necessário estar de olho!
Conheça o que coelho não pode comer abaixo.
- Cebola: pode causar anemia quando é consumida pelo peludo;
- Alho: pode causar desarranjos intestinais;
- Cogumelos: todos os tipos estão proibidos para o coelho;
- Abacate: possui uma substância que pode ser tóxica para o coelho;
- Caroços e sementes: o cianeto, uma substância tóxica, está presente em muitas frutas. Para evitar problemas, sempre tire os caroços e as sementes;
- Carambola: a carambola possui uma substância que pode comprometer o rim do pet;
- Batata: crua é rica em solanina, uma substância tóxica para o pet. Cozinhá-la é uma boa opção para eliminar esse composto. Entretanto, como a batata é altamente calórica, o melhor é evitá-la;
- Alimentos ultraprocessados para humanos: manteiga, iogurte, salgadinhos e outros itens são ricos em gorduras, açúcares e aditivos. Por isso, deixe seu amigo peludo longe da geladeira!
Agora que você já sabe o que coelho pode ou não pode comer, cuide da alimentação do seu orelhudinho de forma mais segura e saudável. Para isso, você pode contar com a gente.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.