Oque é o TVT canino?
O TVT ( Tumor venero transmissível), pode afetar tantos macho quanto fêmeas, embora pode ser vista tanto nós dois casos. Ele se trata de uma doença neoplásica contagiosa que afeta principalmente os cães.
A característica do nódulo, pode ser diferente conforme a região atingida, assim possuindo um formato irregular e rugoso que tem característica de um couve flor.
Ele pode estar localizado, na genital de ambos sexos, tanto machos quanto fêmeas. porém também podemos encontrar em outras parte do corpo, como rosto, boca, olhos, nariz.
Os machos o tumor afeta o pênis ou prepúcio e nas fêmeas a vagina, vulva e ânus.
Apesar de ser uma neoplasia maligna, o índice de cura é alto e o de metástase é baixo.
Sintomas
Em alguns cães, principalmente o macho, pode não apresentar os sinais clínicos, Já em fêmeas já e mais visível e assim podem apresentar desconforto na região, com isso fazer o animal ficar apático, e com dificuldade de respirar e dormir: apresentar de secreção sanguinolenta vaginal ou peniana, hematúria, prurido, lambedura freqüente,
mudança de comportamento, tornando-se muitas vezes agressivos ou apáticos,
letárgicos e anoréticos
Pode ser feitos alguns exames para detectar
- Citologia aspirativa por agulha fina
- Exame histopatológico
- Biópsia incisional por vaginoscopia
- Sulfato de vincristina (tratamento mais eficaz)
- Quimioterapia (mais efetiva)
Transmissão
Esse tumor é transmitido através do contato direto entre os animais, durante o acasalamento, Porém pode ocorrer quando um cão cheira ou lambe- ou morde os nódulos
O Tvt não e uma zoonose, portando não pode passar para os humanos, e também não e transmitido para outra espécie
Diagnostico
O diagnostico é realizado através dos sinais clínicos e exame físico, entretendo pode ser confirmado com exame citológico proveniente de estudo das células removidas do local afetado. Em raros casos pode ser requerido exame histopatológico para confirmação.
Prevenção
Não existem vacinas que previnam o TVT. Portanto, deve-se evitar o contato com animais portadores da doença e providenciar a castração como principal forma de prevenção.