Algumas raças de cães, como o Bulldog Francês e Pugs, têm uma propensão maior a desenvolver alergias por causa de sua anatomia, mas se engana quem acha que essas irritações na pele acontecem apenas com eles. A dermatite atópica canina é uma alergia de cachorro e afeta uma série de raças, como Labrador, Dálmata, Maltês e Shih Tzu da mesma forma. A coceira é um dos principais sintomas e, por isso, costuma ser um dos primeiros a serem reparados pelos donos. Para te ajudar a identificar a condição no seu animal, vamos ver uma série de informações sobre a dermatite em cachorro: confira mais sobre o assunto aqui!
O que é a dermatite atópica canina?
Alguns estudos apontam que a dermatite atópica canina é uma doença que se propaga de forma genética. Ou seja: filhotes de machos ou fêmeas que apresentam quadros de dermatite canina também costumam desenvolver a mesma condição. Essa alergia em cachorro se caracteriza por uma irritação na pele que pode ser causada por uma série de fatores encontrados tanto na natureza, quanto nos ambientes domésticos, como ácaros, poeira, pólen e produtos químicos de limpeza, por exemplo.
Quais os sintomas da dermatite atópica canina?
A coceira intensa é um dos principais sintomas da dermatite em cachorro, mas como ela também pode indicar diferentes doenças e condições de saúde, você precisa ficar atento a outros sinais antes de fazer uma visita ao veterinário. Por causa da coceira, é comum que o cachorro com dermatite passe bastante tempo tentando aliviar o incômodo, isso pode acontecer através de lambidas, mordidas ou um se esfregar em diferentes superfícies. Dependendo da intensidade, essas práticas podem levar à formação de feridas, arranhões e cortes que, se não forem tratados, podem infeccionar, então é bom ficar atento.
Geralmente, os sintomas começam de forma leve, antes do cachorro completar seis meses de idade e se agravam com o tempo. Além da coceira e das consequências, os principais sintomas da dermatite atópica canina incluem:
- vermelhidão ou escurecimento da pele;
- descoloração da pele e dos pelos na região afetada;
- queda de pelos (algo que também pode acontecer quando ele se coçar);
- infecções no ouvido;
- lesões na pele;
- rinite alérgica.
Os tratamentos da dermatite atópica canina
A dermatite atópica canina não tem cura, mas o tratamento contínuo e supervisionado pelo médico veterinário costuma aliviar a situação e melhorar a qualidade de vida do seu cachorro. Por isso, não deixe de seguir as instruções dadas em consultório sobre os diferentes tipos de remédio para dermatite canina que for receitado para melhorar os momentos de crise. Além dos medicamentos, pode ser necessário mudar os produtos de higiene do animal para versões específicas como o shampoo para dermatite canina. A alimentação do animal também pode entrar em pauta, já que alguns ingredientes podem causar ou intensificar as reações alérgicas. Tudo vai depender do quadro específico do seu animalzinho.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.