Nosso Blog - Categorias

Saiba mais sobre o comportamento dos Coelhos

Eles não latem nem miam , mas têm um comportamento bem específico para demonstrar seus sentimentos e comunicar-se com seus tutores. Aprenda detalhes sobre o comportamento dos coelhos que vão te ajudar a conhecer mais sobre esses animaizinhos tão fofos e espertos.

No geral, podemos avaliar os coelhos como animais amigáveis e dóceis, porém mesmo fofos e parecendo ser de pelúcia, eles podem morder caso se sintam incomodados ou ameaçados.

Comportamento

Coelhos são animais muito tranquilos, dificilmente vocalizam algum som, apresentando picos de atividades tanto noturnos quanto diurnos, não especificamente em um dos períodos. Eles descansam boa parte do tempo, quando acordados gostam de higienizar a pelagem e se alimentar, principalmente ingerir feno.

Além disso, por apresentar um excelente olfato também gostam de desbravar o ambiente e demarcar o seu território. Esse comportamento pode se intensificar principalmente em machos maduros. Quanto ao relacionamento e interação com o tutor, se bem acostumados, se tornam excelentes animais de estimação que adoram um afago.

Por outro lado, podem existir coelhos bravos. Nesses casos, são animais que não têm contato próximo com humanos e podem se tornar agressivos. Obviamente, como em outros animais, o relacionamento entre tutor e animal sempre dependerá da frequência de interação entre os dois e a forma que é feito o manejo desse animal.

Como saber se o coelho está feliz?

Conhecer o comportamento de seu peludinho de estimação é uma tarefa obrigatória. Perceber a rotina do coelho, local de preferência que o pet dorme ou gosta de ficar são pontos que devem ser levados em consideração.

Esse tipo de conhecimento tem uma grande importância para o relacionamento entre animal e tutor. Por exemplo, quando observar que o seu coelhinho mudou o comportamento repentinamente relacionado com um dos fatores citados, pode ser um indício que algo de errado está acontecendo.

Será que o coelho está com dor?

A comunicação dos coelhos pode ser por expressões faciais e gestos para demonstrar sensações e sentimentos.

Saber se ele está com dor não é uma tarefa simples, pois coelhos não apresentam expressões faciais de fácil interpretação, semelhante à outros animais, como cães, gatos e humanos.

Se há algo de errado, geralmente eles irão se isolar e ficar mais quietos. Quando com dor, podem gritar em casos extremos. Qualquer situação anormal que persista, é importante levá-lo a um veterinário especializado.

Como saber se seu coelho gosta de você?

Esse sinal é um pouco mais fácil de identificar pelo comportamento. Quando bem acostumados, são animais muito simpáticos, que gostam de interagir com seu tutor. Adoram carinho e costumam acompanhar seu tutor pela casa.

Uma dica para ter um coelho dócil é oferecer pequenos petiscos como pedacinhos de cenoura ou talos de verduras escuras toda vez que for manejá-lo. Esse é o momento ideal de aproveitar e mostrar que você não representa perigo.

Porque eles podem fazer círculos em volta dos nossos pés?

Conhecer o comportamento dos coelhos é uma tarefa fundamental para os tutores.

Esse comportamento pode representar vários fatores, porém, está mais relacionado à fase de reprodução. Neste período pode-se observar outras características como grunhidos através dos dentes, batidas no chão com as patas traseiras e demarcar o território com mais frequência. Outro sinal é o odor da urina, que se torna mais intenso.

Mesmo assim, existem outros fatores que podem desencadear esse comportamento, podendo ser uma simples interação com o seu tutor, ou se for de forma estereotipada (movimentos repetitivos), pode indicar estresse. Por esse motivo, o enriquecimento ambiental é muito bem-vindo, pois previne o estresse e evita essa situação.

Convivência com outros animais e pessoas que não conhecidas?

A interação positiva com desconhecidos e com outros animais depende principalmente da criação oferecida por seu tutor. Além da idade do animal e o sexo também são fatores importantes que implicam nesse processo.

Se o coelho é acostumado desde pequeno com outras pessoas, recebendo carícias e tendo contato com cheiros incomuns, provavelmente irá aceitar pessoas estranhas muito mais facilmente.

Lembre-se que coelhos são animais territoriais e quando não acostumados podem defender seu “território” com mordidas. Nesse cenário, o reconhecimento de sinais é importante, como por exemplo, a posição das orelhas: se elas estiverem baixas significa que estão tranquilos em relação ao contato.

Agora, em relação à interação com outros animais pode ser um pouco mais delicada, porém possível. Os coelhos são caçados na natureza, portanto, é importante ter cautela ao aproximar seu coelho de estimação de outros animais.

Esses animais apresentam padrões base dos comportamentos, que todo tutor deve saber para monitorar a saúde, sentimentos e estado de saúde do seu pet. O mais importante é conhecer para identificar, ou seja, estar próximo do dele para saber como são seus hábitos comportamentais.

Se tiver mais dúvidas sobre lagomorfos, no Blog da PataAmar você encontra diversos artigos com informações valiosas sobre coelhos.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia.

Temos ainda, fisioterapia veterinária, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade.

Disponibilizando ainda taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece.

Além disso, inauguramos nosso novo espaço, o Recanto PataAmar, oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal.

Contamos ainda com Creche para cachorros de todos os portes brincarem enquanto você estiver no trabalho. Petshop e Hotel para cães e gatos (para quando precisar viajar), em um local aconchegante e seguro para os seu amigo de patas poder relaxar e se divertir.

Pois aqui elevamos o cuidado veterinário à um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Conhecendo cada Raça: Vira-lata

Preferido dos brasileiros, o cachorro vira-lata está presente em mais de 40% dos nossos lares. Também conhecido pela sigla SRD (Sem Raça Definida), o vira-lata

Leia Mais