Nosso Blog - Categorias

Tudo sobre Tartarugas Tigre-d’água

Se você que saber tudo sobre tartarugas tigre-d’água, a primeira coisa que deve entender é que, ao contrário do que o nome sugere, elas não são realmente tartarugas, e sim cágados da espécie Trachemys dorbigni.

Apesar de ambos serem aquáticos, enquanto a tartaruga vive no mar, o cágado tigre-d’água habita locais de água doce, sendo que ele pode, inclusive, morar na sua casa! Mas atenção: é preciso muito cuidado desde a aquisição até a manutenção do terrário.

Se você está em busca de um pet, é porque ama os animais. Sendo assim, não faz sentido estimular uma prática que coloca em risco a vida deles, como é o caso do tráfico de animais silvestres, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é saber que um criador da espécie precisa de autorização do IBAMA.

Ao fazer isso, você recebe documentos que comprovam que o cágado foi criado em cativeiro, e não capturado na natureza. Tanto é que ele vem até com microchip! Além de ser importante para a preservação desses animais e do meio ambiente, comprar em locais autorizados também evita que você seja penalizado de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Fique esperto!

Características do cágado-tigre-d’água

Normalmente, existem diferentes tipos de tartarugas e quando pensamos nos cágados, imaginamos um quelônio bem pequeno, do tamanho da palma de nossa mão. De fato, ao levá-lo para casa filhote, um tigre-d’água tem, em média, 5 cm. Entretanto, com os cuidados adequados, ele cresce até 6 vezes esse tamanho, chegando até 30 cm e pode viver por até 30 anos.

O visual colorido, assim como o comportamento amigável da tartaruga-tigre-d’água fazem com que ele seja uma ótima opção para famílias com crianças. No entanto, é importante destacar que os cuidados são responsabilidade dos adultos, incluindo a necessidade de ensinar o jeito certo de manusear esse pet. Se derrubado, ele pode fraturar o casco, o que é muito doloroso e coloca a vida dele em risco.

Como cuidar de uma tartaruga-tigre-d’água

O cágado-tigre-d’água é um animal silencioso e relativamente fácil de cuidar, mas é preciso disciplina. Isso porque, assim como outros répteis, ele regula sua temperatura interna a partir da temperatura do ambiente. Por isso mesmo, a tartaruga doméstica deve ficar sempre em um terrário com condições apropriadas, idênticas às de seu habitat.

Os melhores habitats para eles são os chamados aquaterrários, que são como aquários. Mas têm uma plataforma onde o cágado pode subir para relaxar e tomar sol. Ele deve ser grande o suficiente para que o tigre d’água tenha espaço para crescer. Além disso, o terrário sempre deve mimetizar o habitat desse animalzinho de estimação. Por isso, utilize termômetro e termostato para manter a temperatura da água entre 23°C e 26°C.

Exposição solar

Ela é importante para a metabolização da vitamina D, que ajuda na absorção de cálcio. Sem isso, o cágado corre o risco de desenvolver raquitismo, osteoporose, entre outras doenças ósseas. O ideal é que ele tome sol ao menos 15 minutos por dia.

Alimentação

Para uma dieta balanceada, ofereça a essa tartaruga aquática rações peletizadas flutuantes próprias para cágados. Algumas delas já vêm com os chamados gammarus, pequenos crustáceos que reforçam o consumo de proteína. Converse com um veterinário especializado em animais silvestres para orientações!

Limpeza

Como todos os répteis, tigres-d’água são muito limpos, mas é preciso fazer a manutenção para que a água fique sempre em boas condições. Considere que toda matéria orgânica colocada dentro do terrário não tem para onde ir, sendo assim, é muito importante ter um filtro, uma bomba e realizar trocas de água frequentes, para retirar impurezas.

Saúde

Seguindo todos os cuidados, tigres-d’água dificilmente ficaram doentes. Mesmo assim, é recomendado levá-los ao veterinário ao menos uma vez por ano para uma avaliação. Dessa forma, é possível identificar alterações e corrigir qualquer problema na alimentação ou no ambiente, evitando e reconhecendo o surgimento de doenças logo no começo.

Lembrando

A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Mielopatia Degenerativa em Cães

A mielopatia degenerativa é um doença crônica de caráter lentamente progressivo e que acomete normalmente cães idosos e de grande porte como Pitbull, Pastor Alemão,

Leia Mais