Essa raça de cães tambem é conhecida como “mini Samoieda” por ter características físicas parecidas, mas que se adapta melhor a apartamentos e ambientes pequenos, por ser menorzinho, pesando cerca de 10 Kg e medindo entre 25 e 38 cm de altura. Com expectativa de vida de 10 a 16 anos, sendo uma das raças de cachorro mais longeva.
História
Essa raça de cachorros foi desenvolvida no Japão, entre 1920 e 1930. Naquela época, os criadores japoneses queriam um cachorro com um visual único, mas com um porte mais diminuto e adequado para os lares japoneses. Para chegar ao spitz japonês, eles misturaram cachorros como o spitz alemão e o cão esquimó americano, por exemplo, além de outras raças que ajudaram a chegar no que conhecemos hoje como Spitz Japonês.
Para serem reconhecidos como bembros dessa raça, os cachorros precisam ter somente a cor branca, com apenas os olhos e os focinhos em tons de preto.
Temperamento do Spitz Japonês
O Spitz Japonês é um animal ativo, leal e muito inteligente. São fiéis aos seus donos e costumam ser ótimos cães de companhia para crianças e idosos. Pode ser um bom cão de guarda e costuma ter uma personalidade mais reservada ao conhecer novas pessoas, mas uma vez que percebe que elas não são uma ameaça, se tornam amigáveis e brincalhões.
São cães muito alegres e que estão sempre abanando o rabinho como expressão de felicidade. Gostam de carinho e amam companhia, assim, não é recomendado deixa-los sozinhos por longos períodos de tempo. O spitz japonês pode ser adestrado com facilidade e é um doguinho ativo, que se dá bem em apartamentos, mas que ainda assim requer um certo nível de atividade física.
Esse animalzinho não é conhecido por latir muito ou por vocalizar seus sentimentos, e pode ser adestrado para latir somente quando realmente necessário.
Cuidados
Com sua pelagem magnífica, o spitz japonês requer cuidados mais constantes quando o assunto é o pelo e seu visual. Esse cachorro precisa ser escovado com escovas apropriadas todos os dias. No caso de banhos, o Spitz Japonês precisa ser banhado a cada dez dias, no máximo, evitando o acúmulo de pelo morto que geram nós em sua pelagem, o que pode causar dermatites, alergias e dor no cachorro.
O spitz japonês não lida bem com o calor e pode ter problemas de saúde variados, relacionados à longa exposição a temperaturas elevadas. Portanto, é recomendado evitar que ele enfrente temperaturas elevadas ao sair para passear. Também é indicado manter o animal em ambientes com ar-condicionado.
Saúde
A raça do spitz japonês não é conhecida por ter grandes problemas de saúde. De modo geral, podem ter problemas nos olhos, como olhos que lacrimejam, devido ao risco dos dutos lacrimais entupir. Também podem ter problemas nos ossos, como a luxações de patela.
Para o spitz japonês, é recomendado que ele faça exercícios pelo menos uma hora por dia. São cães que adoram brincar e fazer atividades ao ar livre sem coleira, correndo livremente para gastar toda sua energia.
Curiosidades
EUA: Nos Estados Unidos, o Spitz Japonês não é reconhecido como raça de cachorro. Os canis americanos o consideram muito parecido com a raça de cães esquimó americano e não lhe deram uma classificação separada.
Spitz Inu: No Japão, o cachorro pode ser chamado apenas de “Spitz Inu”. O termo “Inu”, em Japonês, quer dizer “cachorro”.
Lembrando
A Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal (petshop). Também temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.
Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia. Temos ainda, fisioterapia veterinária, creche, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.
Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade. Disponibilizando ainda de taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.
Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece. Pois aqui elevamos o cuidado veterinário a um novo patamar.
Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286
Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.