Nosso Blog - Categorias

Doenças de pele em Pets – O que fazer para previnir?

Ao falar de doenças de pele em Pets logo pensamos nas ma

is comuns como: Sarnas, micoses, ou até mesmo a ansiedade e estresse que nossos peludinhos passam no dia a dia. Mas você sabia que as doenças de pele podem ser ocasionada por diversos outros fatores?

A sarna citada acima por exemplo, é uma doença causada por um ácaro que se aloja na pele do animal. Já a micose é provocada por um fungo que pode se transmitir para outros pet’s e também para nós seres humanos. Os variados problemas de peles podem ser surgidos de fungos, ácaros, dermatites, picadas de ectoparasitas ou alergias.

Como posso identificar se meu Pet está com alguma doença de pele?

Os sintomas mais comuns para se observar no seu companheiro são:

  • Coceiras ou arranhões;
  • Áreas sem pelo;
  • Inflamações na pele;
  • Eritema ou vermelhidão na pele;
  • Úlceras ou feridas abertas

 

É necessário ir até um veterinário ao observar algum desses sintomas para evitar o desconforto e ocasionar situações mais graves dos Pet’s.

Quais são as raças que tem maior tendência de ter doenças de pele?


Golden Retrievers, Boxers, Labradores e Pit Bull Terriers são raças de cães que frequentemente sofrem de problemas de pele, incluindo alergias.

  • Golden Retrievers são propensos a desenvolver dermatite atópica canina, causando reações alérgicas a coisas como mofo, ervas daninhas, gramíneas e pulgas, levando a coceira, pontos quentes e áreas secas na pele.
  • Boxers, apesar de sua alta energia, têm pelos curtos que os tornam vulneráveis a infecções cutâneas e alergias, especialmente ao pólen de árvores e ervas daninhas, além de possíveis alergias alimentares a grãos como trigo e milho.
  • Labradores são suscetíveis a alergias alimentares e de contato, reagindo a ingredientes comuns como soja, ovos, carne bovina, milho, peixe e frango, o que pode resultar em coceira intensa, infecções bacterianas e problemas gastrointestinais.
  • Pit Bull Terriers também enfrentam desconforto devido a alergias ambientais e alimentares, contribuindo para infecções de pele e irritações.

Mas como eu as previno?

Para prevenir as doenças de pele, além dos cuidados com a higiene do Pet, é necessário observar a alimentação, o cuidado com os parasitas, situações de estresse (muito tempo sozinhos, brigas frequentes, ausência de passeios, entre outros) e as mudanças de clima. Esses são os principais fatores que podem ocasionar os problemas de pele.

Como é realizado o tratamento?

Precisamos entender que os cuidados com a pele dos bichinhos variam conforme o tipo e a gravidade do problema. Alguns dos tratamentos mais comuns são: Terapia Tópica – que pode incluir substâncias antissépticas, emolientes e reguladoras da queratina; Terapia Sistêmica – que pode abranger tratamentos antimicrobianos, antiparasitários, imunomoduladores e quimioterápicos.

 

Lembrando

 

Clinica Veterinária PataAmar atua na cidade de Cascavel e região, no interior do Paraná (PR). Temos atendimento de urgência e emergência veterinária com plantão vinte e quatro horas ( 24 horas ) por dia, sete (7) dias da semana.

Contando com ótimos veterinários, especializados para atendimento rápido a qualquer momento, dia e noite, colocando seu filhote em primeiro lugar. Além de oferecer serviços como exames de imagem para o seu dog, como radiografia (Raio x), ultrassonografia, endoscopia.

Temos ainda, fisioterapia veterinária, vacinação com as melhores vacinas do mercado, todos os tipos de cirurgias. Incluindo castração de cães e gatos, limpeza de tártaro, internamento veterinário para seu pet, exames laboratoriais, como hemograma, entre outros.

Venda de produtos como caminhas, caixas de transporte, ração, remédios/medicamentos, brinquedos, coleiras, roupinhas e inúmeros outros produtos de primeira qualidade.

Disponibilizando ainda taxi para o seu pet (o famoso PataMóvel Táxidog) para realizar serviços de busca e atendimento domiciliar. Uma ambulância móvel, para um cuidado com o maior carinho e qualidade superior, da forma que seu animalzinho merece.

Serviços Oferecidos tanto para cachorro, gato, como até mesmo para animais silvestres, incluindo coelho, aves e hamsters. Oferecendo preço justo com atendimento bom e barato, com todo o comprometimento que seu animal de estimação merece.

Além disso, inauguramos nosso novo espaço, o Recanto PataAmar, oferecendo excelente atendimento nas áreas de Banho e tosa, com o melhor atendimento na área de estética animal.

Contamos ainda com Creche para cachorros de todos os portes brincarem enquanto você estiver no trabalho. Petshop e Hotel para cães e gatos (para quando precisar viajar), em um local aconchegante e seguro para os seu amigo de patas poder relaxar e se divertir.

Pois aqui elevamos o cuidado veterinário à um novo patamar.

Responsável Técnica:
Médica Veterinária Jéssica Caroline de Almeida Vendrame CRMV-PR: 18.560
Rua Francisco Bartinik, 1415, Cascavel/PR
Fone: (45) 9.9155-3286

Nosso objetivo é mudar o mundo através do amor com os animais.

 

 

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe

Últimas Postagens

Conheça cada tipo de latido

A Clínica PataAmar reuniu, nesse artigo, os diferentes motivos que levam seu cachorrinho a latir demais, leia e saiba mais. As diferentes causas dos latidos

Leia Mais

Câncer em cães, o que fazer?!

Infelizmente, seu amigo canino pode desenvolver diversos tipos de câncer muito semelhantes àqueles que acometem os humanos, como os tumores malignos de mama (principalmente cadelas

Leia Mais